A programação de lives do Centro de Música traz grandes nomes da música nacional e de outros campos criativos para debaterem e compartilharem suas experiências. Entre os destaques estão o bate-papo “Uma História do Rock no Brasil”, com o apresentador e músico Gastão Moreira que traça um panorama do gênero no país, e também a série “Música para Ler”, ação que traça paralelos entre a música e a escrita e conta com nomes como Rui Castro, Júlio Maria, Patrícia Palumbo e Roberta Martinelli. Na grade da programação também tem o cantor e compositor Rael da Rima que é convidado para a atividade “Para que Serve a Música?”, debate que procura a finalidade da música. Por fim, tem as lives “Caminhos da Composição”, programação que dá espaço a grandes artistas descreverem seus processos criativos, a primeira convidada é a cantora e compositora Adriana Calcanhotto. Todas as ações são livres e transmitidas pelo canal do Centro de Música no YouTube.
Uma História do Rock no Brasil
Com Gastão Moreira e mediação de Mayki Fabiani
Dia 13 de julho, terça, às 20h
No Dia Mundial do Rock, o jornalista musical e apresentador Gastão Moreira conversa com Mayki Fabiani. No bate-papo é apresentado um panorama sobre a trajetória do Rock em terras brasileiras a partir dos marcos temporais, artistas, bandas e discos fundamentais para a compreensão dos rumos deste gênero no país.
Gastão Moreira – é apresentador de televisão e do programa “Gasômetro” da rádio Kiss FM, além de comandar o canal “República do Kazagastão” no YouTube. Ao longo de oito anos que permaneceu na MTV Brasil, apresentou e dirigiu vários programas, além de ter entrevistado personalidades do Rock como Keith Richards, Angus Young, Steven Tyler e os Ramones. Atuou também na TV Cultura e com a sua banda Kratera lançou 3 discos.
Mayki Fabiani – pós-graduado em docência pela FMU e mestre em educação, arte e história da cultura pela Universidade Mackenzie. É arte-educador, compositor e regente. Atualmente desenvolve atividade como produtor e guitarrista de diversas bandas e em 2018 lançou “Tempestade Brasileira”. É educador na área de cordas dedilhadas no Sesc Vila Mariana desde 2014.
+ Centro de Música do Sesc São Paulo
Os Centros de Música do Sesc são espaços para fazer, ouvir, conhecer, aprender e pensar a música. Sua história remete a uma trajetória de mais de 40 anos de experiência na formação de artistas, de plateias, de educadores, e no desenvolvimento de novas experiências em torno da pedagogia musical. Ao longo de sua trajetória, desenvolveu propostas de ensino que privilegiam a prática coletiva, a convivência criativa, a experimentação e a democratização do acesso ao fazer musical. São três unidades na Grande São Paulo, com mais de 1300 vagas ofertadas ao público semestralmente, em atividades como cursos, oficinas, práticas de conjunto e vivências para diferentes idades e níveis de conhecimento musical.