A banda de rock progressivo Haken está animada para revelar seu novo álbum de estúdio ‘Virus’, o sucessor do aclamado álbum de 2018 ‘Vector’, que será lançado em 5 de junho de 2020. A título de introdução, a banda gravou uma mensagem de vídeo especial para dar algumas informações sobre este novo registro.
Eles também lançaram o primeiro single e faixa de abertura do álbum ‘Prosthetic’, com um videoclipe dirigido por Vicente Cordero.
A banda comentou: “Prosthetic foi a primeira música que completamos durante as sessões de ‘Virus’ e sempre sentimos que seria a abertura perfeita para o álbum. É uma faixa muito pesada de guitarra, com raízes nos riffs de thrash dos anos 80, mas com voltas e reviravoltas rítmicas não convencionais que muitas vezes gostamos de explorar com o Haken. Nós infelizmente nunca tivemos uma colaboração de Jeff Hanneman e Robert Fripp, mas essa música pelo menos se inspira em ambos!
Liricamente, a música é uma ponte entre nossos dois álbuns Vector e Virus. A mensagem foi brilhantemente trazida à vida pelo diretor do vídeo Vicente Cordero, que também capturou lindamente a energia ao vivo da banda de uma maneira que aprimora a música e define perfeitamente o cenário para o que está por vir.”
Desde o lançamento do ‘Vector’ em outubro de 2018, o Haken realizou turnês em todo o mundo, fez shows esgotados na Europa e na América do Norte como apoio a Devin Townsend e também recebeu um Prog Award por seus esforços! Durante todo o tempo, eles trabalharam discretamente e secretamente no álbum seguinte, intitulado ‘Virus’.
O baterista Ray Hearne revela: “Desde o lançamento de ‘The Mountain’ em 2013, uma pergunta foi feita repetidamente: ‘quem é o Cockroach King (Rei das Baratas, título de uma música da banda)?’. Isso é algo que estávamos interessados em explorar mais profundamente também, então nós essencialmente fizemos isso através da nossa música, elaborando e expandindo os temas interválicos, harmônicos, rítmicos e líricos dessa música. O resultado final é um arco que se estende por dois álbuns: ‘Vector’ e ‘Virus’ “.
Mais uma vez, Adam ‘Nolly’ Getgood misturou o que talvez seja o álbum mais eclético de Haken até hoje, com as 7 faixas revelando indícios de influências de vários gêneros, todas entrelaçadas com o próprio som reconhecível de Haken. O guitarrista Richard Henshall fez uma declaração sobre a produção: “Usar o Nolly novamente foi algo que não precisou ser pensado, pois queríamos que os dois álbuns fossem sonoramente conectados. Mas, depois de passar um dia mixando com ele em seu estúdio, é óbvio que este álbum será uma evolução do som ‘Vector’. Essas músicas parecem permitir muito mais liberdade de criatividade com a produção, por isso estamos empolgados em ver aonde isso nos leva “.
Os colaboradores de longa data do Haken, Blacklake, criaram o visual e a arte, e o álbum estará disponível como um CD Duplo limitado, CD padrão, LP Gatefold Duplo + CD e digital.
Tracklist:
1. Prosthetic
2. Invasion
3. Carousel
4. The Strain
5. Canary Yellow
6. Messiah Complex i: Ivory Tower
7. Messiah Complex ii: A Glutton for Punishment
8. Messiah Complex iii: Marigold
9. Messiah Complex iv: The Sect
10. Messiah Complex v: Ectobius Rex
11. Only Stars
‘Virus’ é o resultado de um experimento de pensamento musical que começou com as sessões de composição de ‘Vector’ em 2017 e tem um potencial intrigante para o futuro da banda, como explica o vocalista Ross Jennings, “enquanto ‘Virus’ pode ser absolutamente apreciado como um trabalho isolado, está tematicamente e conceitualmente vinculado a ‘Vector’, então nossa intenção é apresentar os dois álbuns consecutivamente em um show especial algum dia”.
Max Taylor Grant/Divulgação
Formação:
Ross Jennings
Richard Henshall
Charlie Griffiths
Diego Tejeida
Conner Green
Ray Hearne