hbNews

It’s All Red transforma metal em música de meditação em novo EP “H5N1”

It’s All Red transforma metal em música de meditação em novo EP “H5N1”

20 de julho de 2024


Em tempos desafiadores para a comunidade musical do Rio Grande do Sul desde a tragédia climática que assolou o Estado, a banda gaúcha It’s All Red reafirma a resiliência característica do heavy metal e acaba de entregar um EP com o relançamento da música H5N1 em três novas interpretações nos apps de streaming e clipe no Youtube: heavy metal, acústica e a inusitada versão de meditação e relaxamento.

Ouça aqui: https://found.ee/IARH5N1

Assista aqui:

 

A versão metal

A versão heavy metal de H5N1, originalmente lançada no álbum de estreia da banda em 2007, chega agora mais agressiva do que nunca e dessa forma, mais afinada com o espírito da letra que fala do surto mundial de gripe aviária vivido naquele período (o título da música é a sigla da doença).

A letra projeta um cenário de pandemia imaginado pela banda à época, algo que parecia insólito, mas que se tornou realidade com outro vírus anos depois e a Covid-19.

“Era uma reflexão sobre a gripe aviária: ‘E se essa situação tomar proporções desastrosas, o que faremos?'”, explica o guitarrista Rafael Siqueira sobre o sentimento da época.

A nova versão de H5N1 também ganhou tratamento sonoro repaginado, garantindo um som mais robusto e límpido e um solo de guitarra renovado e mais intenso. Todas essas modificações entregam uma proposta renovada para um som que pede agressividade por si só.

“A letra é sob o ponto de vista de alguém que pegou a doença, está morrendo e que narra o que está acontecendo com ele”, conta Siqueira.

A versão acústica

H5N1 recebeu ainda uma versão acústica, que destaca a melodia do refrão e traz uma nova perspectiva, mais suave e radiofônica. Conta com a participação vocal do ex-guitarrista da banda, Luis Volkweis.

“Achavamos o refrão muito melódico e isso nos levou a visão de que a canção poderia ganhar uma versão acústica. Ficou muito divertida e é uma música que facilmente tocaria dentro de uma rádio pop (e a letra não tem nada de pop, é horrível!), brinca o guitarrista da banda Rafael Siqueira.

A versão meditação

Complementando essa diversidade, uma versão de meditação foi criada por Daniel Nodari, também guitarrista da banda e dono do maior portal de música para relaxamento da América Latina que leva seu nome com 1 milhão de inscritos e mais de 211 milhões de visualizações, de acordo com o Youtube. Mantém ainda outro canal de meditação guiada com 166 mil inscritos, o “Meditação Guiada Daniel Nodari”.

Nodari, que foi professor de ioga e meditação por 11 anos, é um estudioso da relação entre música e estados de relaxamento da mente e é autor de três livros sobre teoria musical para guitarra.

“As composições partem de estudos sobre as frequências mentais de estados de vigília/sono e meditação, ciclos circadianos e indução aos estados de concentração/meditação”, explica Nodari. “A música é produzida exclusivamente com sintetizador. Composta usando elementos melódicos da música original com estrutura de composição que utilizo para as composições de relaxamento do meu canal do YouTube”, completa.

Esta versão instrumental oferece uma abordagem inusitada, transformando uma heavy metal sobre um vírus de surto mundial e um cenário distópico em uma trilha para relaxamento.

Este relançamento ocorre em um momento de grande resiliência para a banda e para a comunidade do Rio Grande do Sul. Demonstrando solidariedade e compromisso com sua comunidade, o estúdio do It ‘s All Red serviu e continua servindo como ponto de apoio para arrecadação de doações, ajudando aqueles afetados pelas enchentes no Sul.

Com o relançamento de H5N1 em três versões distintas, It’s All Red não apenas reafirma sua versatilidade musical, mas também sua dedicação e capacidade de adaptação e reinvenção diante das adversidades. Esta iniciativa celebra a música e a força da comunidade em tempos desafiadores.

Ficha técnica – H5N1

Gravado, mixado e masterizado por Rafael Siqueira em Soma Music Hub e RR44 – Porto Alegre – RS

Produzido por Rafael Siqueira e It’s All Red

Vídeo – José Florêncio

Renato Siqueira – Bateria

Daniel Nodari – Guitarra e teclado

Rafael Siqueira – Guitarra, baixo e violão

Tom Zynski – Voz

Luis Volkweis – Voz em H5N1 Acoustic

Capa: Dead Sparrow on a String – Floris Verster

Artwork – Daniel Siqueira

Ideograma – Daniel Toledo

Sobre It’s All Red

It’s All Red é uma banda autoral de Porto Alegre, ativa há 15 anos, conhecida por suas performances ao lado de grandes nomes do rock e metal, como Megadeth, Cavalera Conspiracy, Paul Di’Anno e Raimundos. Desde 2007, lançaram três álbuns e três EPs, além de diversos singles, incluindo três durante a pandemia. Destacaram-se no cenário rock/metal, sendo um dos grupos favoritos de um dos mais importantes canais nacionais especializado em música pesada, o Heavy Talk, em 2021. A banda já se apresentou em festivais no Brasil e na Argentina, e seu álbum “Lead By The Blind” (2015) recebeu reconhecimento internacional.

Discografia:

Álbuns:

Vicious Words From The Heart (2007)

The Natural Process Of… (2010)

Lead By The Blind (2015)

EPs:

Citysick (2012)

All Of The Colors (2019)

Colorado (2023)

Singles:

Boneless (2019)

Gemstone (2020)

Poisonous (2021)

Touch the Ground (2021)

Touch the Ground Live (2022)

It’s All Red é:

Tom Zynski (vocal)

Rafael Siqueira (guitarra)

Daniel Nodari (guitarra)

Renato Siqueira (bateria)

Links importantes:

www.itsallred.com

www.youtube.com/DanielNodari

www.youtube.com/MeditacaoGuiadaDanielNodari