Joe Hodgson moldou o cenário do rock’n’roll com seu trabalho, entregando um álbum de estreia ‘Apparitions’ muito elogiado.
Após cinco anos de hiato, Joe Hodgson apresenta seu novo trabalho, o single duplo “The Grass Is Greener / Shapeshifting”. A canção está recheada de referências dos anos 80 e 90, dando uma atmosfera super nostálgica perfeita do rock progressivo e heavy metal, principalmente os maiores hits da época. Definitivamente, Joe Hodgson se mostra cada vez mais surpreendente, com certeza tem a inspiração e a pegada destes ícones que estamos acostumados a ouvir, e isso é excelentemente bom! É uma banda para se manter atenção.
Continuamos falando de referências de alto nível do metal, e comparar ao Joe Hodgson é saber que virá um sinônimo de nostalgia e de deleite musical. Essa banda é para aqueles fãs nostálgicos de Steve Vai, Thin Lizzy e Joe Satriani mas também os mais modernos Jared James Nichols. Há também toques de metal e blues, então não há chances de errar ao adicionar Joe Hodgson na playlist.
Esta faixa conta uma história envolvente proporcionando uma experiência multissensorial, misturando elementos de metal atmosférico e progressivo com uma narrativa intrincada. Os riffs são pesados, mas melódicos, orquestração dinâmica e um equilíbrio de precisão técnica e profundidade emocional. O guitarrista irlândes exala seu mantra: “palavras podem mentir, mas minha guitarra não”.
“The Grass Is Greener” traz a sonoridade do rock técnico com uma roupagem mais atual, onde a proposta do artista é simples e muito acertiva. Joe Hodgson abusa de boas referências, mas usa a receita clássica na medida certa, sabendo aproveitar o que já existe e colocando seus temperos.
De uma maneira muito eficaz, o guitarrista tempera a canção combinados com riffs potentes e característicos, bateria que segue o ritmo potente, que provocam fascínio de maneira natural. Temos uma obra inspiradora e também muito nostálgica, que carrega referências de ícones da guitarra, e assim como os grandes artistas, Joe Hodgson está no caminho certo para ser um nome em ascensão no cenário musical.
Aqui a experiência é consistente e muito agradável, a banda emula perfeitamente o som dos anos 80 e 90 com o moderno, criando um hit atemporal e melódico e nos faz facilmente viajar nessa experiência sonora, talvez esse seja o maior mérito de Joe Hodgson – nos fazer sentir em um lugar que jamais estivemos em uma época que talvez nem ele tenha vivido, tudo isso com um som atual.
O guitarrista Joe Hodgson vem da vila de Ballymagorry em Co. Tyrone, Irlanda do Norte. Sua música, moldada por sua criação durante The Troubles, reflete a chuva e os ventos ferozes da Ilha Esmeralda. É arrebatadora e intensa, misturando ousadamente rock, blues, jazz e tradições irlandesas em instrumentais finamente elaborados, que revelam um artista multifacetado, emotivo e diverso.
Depois de muitos anos tocando e gravando com bandas de Londres e fazendo turnês pela Europa, Joe retornou ao seu local de nascimento em 2018. Em 2020, ele lançou seu primeiro álbum solo “Apparitions” com grande aclamação da crítica. A Guitar World chamou sua forma de tocar de “elite”. O proeminente jornalista musical canadense Steve Newton disse que ele é “o melhor guitarrista que você nunca ouviu falar”. Enquanto a ANR Factory descreveu o álbum como “uma obra-prima moderna”.
Em 2025, Hodgson está pronto para lançar seu segundo álbum solo, “Fields Of Redemption”, que será precedido por uma série de singles. O primeiro, um lado A duplo, composto por “The Grass Is Greener” e “Shapeshifting”, será lançado na sexta-feira, 28 de março.
Acompanhe Joe Hodgson nas redes sociais:
https://www.joehodgsonmusic.com
https://www.facebook.com/joehodgsonmusic
https://www.instagram.com/joehodgsonmusic