A banda de metal progressivo Lunar, de Sacramento, EUA, apresentou o lyric video de “Spring In My Step”, faixa que integra o próximo álbum Tempora Mutantur, com lançamento previsto para o final de janeiro de 2025. Explorando metáforas sazonais e temas de transformação pessoal, a nova música oferece uma experiência emocional que combina a complexidade do metal progressivo com narrativas introspectivas.
Descrita como uma das músicas mais animadas do álbum, “Spring In My Step” celebra momentos de renovação após períodos difíceis. Segundo o baterista Alex Bosson, cofundador da banda:
“Uma das minhas músicas favoritas no álbum. Esta canção é mais animada e fala sobre os bons momentos em que nos sentimos revitalizados. Quando você supera uma fase difícil na sua vida e percebe que conseguiu seguir em frente. Esta música tem alguns momentos realmente divertidos musicalmente e, eu acho, é uma das canções mais ‘proggy’ deste álbum.”
A faixa se destaca por um riff principal cativante e melodias positivas, que permeiam toda a composição. “Spring In My Step” representa o estilo do Lunar de criar músicas que são ao mesmo tempo tecnicamente complexas e emocionalmente acessíveis, convidando o ouvinte a encontrar seus próprios significados nas camadas de som e nas metáforas líricas.
O lyric video, assim como o restante do álbum, reflete uma experiência emocional cheia de altos e baixos, tanto musical quanto liricamente, lidando com a passagem do tempo e os impactos físicos e mentais que ela traz. Tempora Mutantur promete ressoar com fãs de Opeth, Caligula’s Horse, Haken, Tool e Porcupine Tree.
Tempora Mutantur, quarto álbum da banda, sucede The Illusionist (2023) e marca uma nova fase para o Lunar, com uma formação renovada. Além de Bosson, a banda agora conta com os guitarristas Carlos Alvarez e Connor McCray (Vis Mystica), o tecladista Anthony Stahl, além de participações especiais de Wayne Ingram (Wildrun), Joe Gullace (Thank You Scientist) e Sam Vallen (Caligula’s Horse).
Fundada em 2014 por Alex Bosson e Ryan Erwin, que faleceu em 2018, a banda segue em memória de Erwin. Sobre o conceito do novo álbum, Bosson explica:
“Este álbum lida com algo que todos podem se relacionar e do qual ninguém pode escapar: a passagem do tempo. Ficamos mais velhos, nossa perspectiva muda, ganhamos algumas coisas e perdemos outras… às vezes, coisas e pessoas que amamos. E lutamos e enfrentamos tudo isso ao longo do caminho. Este álbum aborda alguns dos altos e baixos que enfrentamos nesta jornada que todos compartilhamos. Espero que os fãs consigam se identificar e encontrar algum consolo e ajuda em suas próprias experiências com a passagem do tempo.”
Ele acrescenta:
“Acredito que a composição ficou mais forte ao longo dos anos. Acho que as músicas estão um pouco mais bem estruturadas. Mas o som geral da banda permaneceu bastante consistente ao longo do tempo. A música é muito ‘prog’, então tem sido diversa desde o primeiro dia. Provavelmente até mais agora do que era no começo.”
Com lançamento programado para 31 de janeiro de 2025, pelo selo Saibot Reigns Records, Tempora Mutantur já está disponível para pré-venda no Bandcamp oficial da banda. Além disso, o Lunar fará sua estreia ao vivo no dia 11 de abril de 2025, no Hyperspace Metal Festival, em Vancouver, Canadá.
Pré-venda do álbum: http://lunarbandofficial.bandcamp.com/
Informações sobre o festival: Hyperspace Metal Festival
Com uma trajetória marcada por inovação e emoção, o Lunar reafirma seu lugar no metal progressivo com Tempora Mutantur, um trabalho que promete conquistar tanto antigos quanto novos fãs do gênero.
Tracklist:
1. A Summer To Forget – 6:37
2. Fall Back Into Old Habits – 11:16 guitarra solo executada pelo convidado Wayne Ingram (Wilderun)
3. Seasonal Interlude – 4:47
4. Weakening Winter Touch – 8:46
5. Spring In My Step – 7:26
6. Tempora Mutantur: Part I – Passage of Time – 3:12 guitarra solo executada pelo convidado Sam Vallen (Caligula’s Horse)
7. Tempora Mutantur: Part II – Broken Pendulum – 3:47
8. Tempora Mutantur: Part III – Watch The Weather Change – 4:51
Formação do Álbum:
Chandler Mogel – Vocais limpos
Brian Lewis – Vocais guturais
Carlos Alvarez – Guitarra base
Connor McCray – Guitarra solo
Ryan Price – Baixo
Alex Bosson – Bateria
Anthony Stahl – Teclados
Formação Ao Vivo:
Chandler Mogel – Vocais limpos
Brian Lewis – Vocais guturais
Jordan Price – Guitarras
Ryan Price – Baixo
Alex Bosson – Bateria