O duo alemão de metal Mantar acaba de apresentar o videoclipe de “Cosmic Abortion”, faixa pertencente ao álbum Post Apocalyptic Depression, lançado em 14 de fevereiro de 2025 pelo selo Metal Blade Records. O novo disco representa um rompimento estético em relação ao antecessor Pain Is Forever And This Is The End (2022), que atingiu a segunda posição no Top 10 das paradas alemãs.
Desta vez, a banda formada por Hanno Klänhardt (guitarra e vocais) e Erinc Sakarya (bateria) decidiu desconstruir o som elaborado do álbum anterior. “Queríamos fazer tudo diferente. Pain Is Forever era uma exibição de poder, com uma produção limpa e grandiosa. Agora, buscamos destruir o que construímos. Existe uma certa beleza em desapontar as expectativas”, afirma Hanno.
A nova abordagem foi bem recebida pela crítica especializada. A revista Rock Hard Germany descreve o disco como um retrato caótico de clubes subterrâneos, suor e garrafas quebradas. Decibel Magazine destaca a energia bruta do trabalho, enquanto a Metal Injection recomenda o álbum para quem busca um “chute na cara” musical. Já a Fuze define o trabalho como “autenticidade intransigente que perturba e fascina”.
Sobre “Cosmic Abortion”, Hanno destaca a influência de bandas icônicas como Bolt Thrower e Sepultura da era Chaos A.D., mescladas à irreverência de White Zombie. “É brutal, tem a pegada dos anos 90 e um ritmo que quebra pescoços. O refrão já virou clássico ao vivo”, comenta o músico.
Além de “Cosmic Abortion”, Mantar também divulgou os clipes de “Halsgericht” e “Rex Perverso”. O álbum Post Apocalyptic Depression está disponível em CD, formato digital e vinil em várias cores (com algumas versões já esgotadas), além de uma edição limitada em box set.
Para comprar, clique aqui: https://www.metalblade.com/mantar/
Mantar segue em turnê pela Europa ao lado do Kvelertak e da banda Urne, com datas confirmadas até março de 2025. Entre os destaques, estão apresentações em Haarlem (Países Baixos), Paris (França) e diversas cidades alemãs, incluindo Wiesbaden e Munique.
Formado em 2013, o duo conquistou reconhecimento no underground extremo alemão por sua sonoridade visceral. Apesar da ausência de um baixista, a banda compensa com guitarras pesadas e uma bateria destrutiva, trazendo influências que vão de Motörhead a Darkthrone. “Esqueça o rock ‘n’ roll, isso vai doer”, provoca o comunicado oficial da banda.
Com Post Apocalyptic Depression, Mantar reafirma sua identidade brutal e independente, provando mais uma vez por que são um dos nomes mais intensos do metal atual.
Links:
https://www.facebook.com/MantarBand