Há dez anos, em 17 de dezembro de 2014, o Angra lançava “Secret Garden“, o oitavo play da banda e que é tema do nosso Memory Remains desta terça-feira, o último do ano.
A data, na realidade, se refere ao lançamento em terras japonesas, que teve a honra de promover o lançamento de maneira exclusiva. No Brasil e na Europa, o lançamento aconteceu somente em 16 de janeiro de 2015. Então, escolhemos a data de hoje para celebrar os dez anos do lançamento desta que é uma das bandas mais importantes do Heavy Metal nacional.
Após a caótica performance da banda na edição de 2011 do Rock in Rio, onde o então vocalista Edu Falaschi sofreu com sua capacidade vocal, o que acabou por culminar com a sua saída da banda, um ano depois. Após passar algum tempo sem vocalista, Fabio Lione se juntou à banda no ano de 2014 para uma apresentação no festival 70.000 Tons or Metal. A participação deu tanta liga que ele foi convidado a ser a nova voz do Angra.
O álbum marca as estreias do vocalista Fabio Lione e do baterista Bruno Valverde, além de ser o último a contar com. O guitarrista Kiko Loureiro, que dois anos depois estaria desembarcando no Megadeth, por onde ficou até o ano passado. Era o Angra passando mais uma vez por uma profunda mudança em seu lineup.
O play traz novidades também, como por exemplo, o guitarrista Rafael Bittencourt, que em algumas canções acumulou também a função de vocalista. E as participações de duas divas do Metal, Doro Pesch e Simone Simons, que participaram nas faixas “Crushing Room” e “Secret Garden“, respectivamente.
As participações especiais, que são coisas habituais nos álbuns do Angra, se fazem presentes aqui em “Secret Garden“: Alírio Neto e Bruno Sutter também gravaram participações nos corais. Todas essas participações ajudaram a enriquecer a obra.
A nova formação atravessou o Atlântico, rumo à Örebro, Suécia e eles ficaram no Fascination Street Studio, durante o mês de agosto se 2014. A produção é assinada pelo renomado Jens Bogren e a pré-produção foi feita por Roy Z. Kiko Loureiro deu uma declaração sobre o vindouro álbum, em entrevista concedida em junho de 2014. Vamos dar aspas ao “tesouro”:
“As mudanças musicais sempre acontecem porque nós mudamos como pessoas também. Então não apenas as mudanças de formação, então você pode esperar algumas mudanças, é claro, com o Fabio, uma voz diferente. Nós tentamos buscar novos caminhos para fazer música, então com certeza vocês ouvirão uma coisa nova e diferente, mas o núcleo e a essência do Angra estarão sempre lá de qualquer forma.”
Bolacha rolando, o Angra nos entregou um álbum com dez canções e 49 minutos de duração. Ainda que seja um dos trabalhos menos inspirados da banda, há boas composições. E não podemos deixar de exaltar a excelente participação de Fabio Lione e do baterista Bruno Valverde, que demonstrou ser a escolha certa para o posto que ocupa até os dias atuais.
O álbum teve uma boa recepção por parte dos fãs, sobretudo pelo fato de ter um frontman consagrado como Fabio Lione. “Secret Garden” frequentou três paradas musicais pelo mundo: foi 20° no Japão, 174° na França e 195° na Bélgica. Curiosamente, os três países onde o nome Angra é sempre muito forte.
A banda caiu na estrada e uma das participações foi no Rock in Rio de 2015, que marcou a estreia do guitarrista Marcelo Barbosa, que entrou em lugar de Kiko Loureiro. Esta apresentação do Angra no Rock in Rio, contou com as participações de Doro Pesch e do vocalista do Twisted Sister, Dee Snider. A banda ainda produziu videoclipes para quatro das canções deste álbum: “Black Hearted Souls“, “Final Light“, “Silent Call” e “Storm of Emotions“.
Desde 2015, o Angra está com a sua formação estável e a banda segue em plena atividade, lançando álbuns e fazendo shows. Hoje é dia de celebrar os dez anos deste play. Enquanto escutamos nosso aniversariante no volume máximo, a gente torce para que a banda siga nos alegrando com novos álbuns.
Secret Garden – Angra
Data de lançamento – 17/12/2014
Gravadora – Universal Music
Faixas:
01 – Newborn Me
02 – Black Hearted Soul
03 – Final Light
04 – Storm of Emotions
05 – Violet Sky
06 – Secret Garden
07 – Upper Levels
08 – Crushing Room
09 – Perfect Symmetry
10 – Silent Call
Formação:
Fabio Lione – vocal
Kiko Loureiro – guitarra/ teclado
Rafael Bittencourt – guitarra/ vocal
Felipe Andreolli – baixo/ teclado
Bruno Valverde – bateria
Participações especiais:
Doro Pesch – vocal em “Crushing Room”
Simone Simons – vocal em “Secret Garden”
Maria Ilmoniemi – órgão/ piano/ Orquestrações
Eduardo “Cubano” Espasande – percussão
Jon Phipps – Orquestrações
Henri Wilkinson – Orquestrações
Nei Medeiros – teclados
André Alvinzi – teclados
Kaspar Dahlqvis – teclados
Mattias Hjelm – teclados
Alírio Netto – voca (coral)
Bruno Sutter – vocal (coral)
Fernanda Gianesella – vocal (coral)
Ronaldo Dias – vocal (coral)
Cláudia França – vocal (coral)
Juliana Pasini – vocal (coral)
Tony Lindgren – vocal adicional
Patrik Johansson – vocal adicional
Alessio Lucatti – teclado/ vocal (coral)