Há 36 anos, em 17 de maio de 1989, ο Blind Guardian lançava seu álbum de estreia, “Battalions of Fear“, que trouxe ao mundo aquela que seria um dos expoentes do Heavy Metal alemão e assunto do nosso Memory Remains deste sexta-feira.
Em meados dos anos 1980 tínhamos algumas excelentes bandas fazendo história na Alemanha: Kreator, Sodom, Destruction, Tankard e Helloween, eram algumas delas. Então quatro jovens da região da Vestfália formaram uma banda, que a princípio fora chamada de Lucifer’s Heritage, isso no ano de 1984.
A banda mudou de nome em 1986 após duas demos gravadas e em 1988 lançou o disco homenageado de hoje. Três músicas presentes aqui estavam na segunda demo que os caras lançaram sob o antigo nome: “Majesty“, “Run for the Night” e “Battalions of Fear“, esta última, que também era o título desta demo. Assinaram com a “No Remorse Records“, um selo pequeno e independente, que possibilitou a projeção da banda.
Para gravar seu debut- album, a banda se juntou ao produtor Kalle Trap e todos adentraram ao “Karo Studio”, na antiga Alemanha Oriental, por onde ficaram por duas semanas entre os meses de outubro e novembro de 1987. Uma curiosidade é que a faixa “By the Gates of Moria” é parcialmente baseado no quarto movimento da “Sinfonia do Novo Mundo” composta por Antonín Dvorák em 1893.
A bolacha tem 33 minutos e oito canções. Já trouxe um clássico logo de cara que é a música “Majesty“, tocada até os dias de hoje. Outros bons momentos do play são a faixa “Run for the Night“, “Guardian of Blind” e “Wizards Crown“. A dupla de guitarristas Andre Olbrich e Marcus Siepen já mostrava que seria uma das mais técnicas e entrosadas do Heavy Metal.
Temos um excelente álbum de estreia onde o Blind Guardian se mostra uma banda rápida, melódica e intensa. Era um excelente início e tudo indicava que as coisas aconteceriam para os caras como de fato foi o que aconteceu. Após o lançamento, o quarteto saiu em turnê, fazendo um total de oito apresentações ao lado da banda Grinder, que também havia lançado seu debut.
A banda mudaria os rumos musicais mais adiante, mas os caras provaram que a Alemanha vivia um ótimo momento no cenário da música pesada. No ano de 2007 “Battalions of Fear” seria relançado com a inclusão da primeira fita demo gravada pelos caras, dos tempos de Lucifer’s Heritage. Uma outra curiosidade acerca do aniversariante do dia é que a versão em vinil apresenta uma colagem completa de fotos e letras das músicas, que acabaram por não entrar na versão em CD.
Com essa estreia fenomenal, o quarteto alemão mostrava que tinha muita lenha para queimar e a prova é que estão aí, 33 anos e na ativa. Só podemos hoje festejar o lançamento desta obra e desejar longa vida ao quarteto alemão. Hoje é dia de celebrar esse clássico do Speed Metal. Felizmente, a banda sobreviveu a pandemia e segue na ativa, lançando álbuns e fazendo turnês, inclusive, passaram duas vezes pelo nosso Brasil no ano de 2023. Hoje é dia de escutar essa bolacha no volume máximo.
Battalions of Fear – Blind Guardian
Data de lançamento: 17/05/1988
Gravadora: No Remorse Records
Faixas:
01 – Majesty
02 – Guardian of the Blind
03 – Trial by the Archon
04 – Wizard’s Crown
05 – Run for the Night
06 – The Martyr
07 – Battalions of Fear
08 – By the Gates of Moria
Formação:
Hansi Kursch – baixo/vocal
André Olbrich – guitarra
Marcus Siepen – guitarra
Thomas Stauch – bateria
Participações especiais:
Ralf Khöler – backing vocal
Klaus Stoltefuß – teclado
Michael Voss – backing vocal