Há 35 anos, em 14 de março de 1989, o Extreme estreava na cena com seu auto intitulado álbum, que é tema do nosso Memory Remains desta quinta-feira, dia de TBT.
O Extreme foi formado no ano de 1985, em Boston, Massachusetts. Antes, o vocalista Gary Cherone e o baterista Paul Geary eram integrantes de uma banda chamada The Dream, o guitarrista Nuno Bittencourt era membro de uma banda chamada Sinful e o baixista Pat Badger tocava em uma banda chamada The Pink. Os três primeiros se juntaram para formar a banda e um ano depois, o baixista completou o time. Eles batizaram a banda com esse nome em uma referência à antiga banda de Cherone e Geary, e na verdade é uma espécie de figura de linguagem para definir a palavra ex-time (N. do R: no caso, em inglês, ex-dream).
Cherone e Bittencourt logo começaram a escrever músicas juntos e a banda começou a se apresentar pela região de New England, o que lhes renderam uma certa popularidade, alguns prêmios, no Boston Music Awards dos anos de 1986 e 1987, mesmo ano em que a banda conseguiu um contrato com a A&M. Esta gravadora seria vendida para a Polygram, mas o primeiro álbum era questão de tempo. Eles também se apresentaram abrindo para o Aerosmith, banda que também é de Boston, no ano de 1988.
Eles se juntaram ao produtor alemão Reinhold Mack para produzir o álbum de estreia, que foi simplesmente batizado com o mesmo nome da banda. Em uma época onde o Glam Metal ainda estava em alta, a esperança de que o play fosse um sucesso. E foi, pois de cara, a música “Kid Ego” fez algum sucesso. E não só isso, a faixa “Play With me” entrou na trilha sonora do filme “Bill & Ted’s Excellent Adventure”, que aqui no Brasil ficou conhecido como “Bill e Ted – Uma Aventura Fantástica” ou simplesmente “Bill e Ted”. Ter uma música na trilha sonora de um filme que movimentou o final da década de 1990 ajudou e muito a popularizar a banda. Ainda não foi nem um terço da enormidade que a banda iria alcançar com seu maior hit, “More Than Words”, do álbum subsequente.
“Extreme“, o álbum, é composto por dez canções e tem duração de um tempo de uma partida de futebol, ou seja, 45 minutos. E as definições para a sonoridade da banda não ficaram restritas ao Glam Metal: muitos rotularam a banda como Funk Metal e até Hard Rock. O álbum vendeu cerca de 300 mil cópias nos Estados Unidos e três canções tiveram videoclipes veiculados com certa frequência no programa Headbangers Ball, da MTV: “Little Girls“, “Kid Ego” e “Mutha (Don’t Wanna Go to School Today)“. É um álbum com sonoridade datada, é bem verdade, mas muito agradável.
O aniversariante do dia frequentou apenas duas das paradas de sucesso pelo mundo: foi 80° na “Billboard 200” e 97° nas paradas australianas. No ano de 2008, a Guitar World compilou uma lista dos 20 Melhores Álbuns de Hair Metal dos anos 1980 e o debutante ficou na honrosa 8ª posição. Um ano antes, a faixa “Play With me” fez parte do jogo Guitar Hero Encore: Rocks the 80’s. O álbum chamou mais a atenção dos músicos do que propriamente do público, pois a técnica de Nuno Bittencourt é realmente acima da média, tanto que hoje ele ainda é considerado um dos melhores guitarristas de Rock.
Eles saíram em turnê pela América do Norte e Japão, até que pararam para gravar o álbum “Pornograffiti“, em 1990, mas este é um assunto para outra data, pois hoje é dia de celebrar os 35 anos deste álbum que praticamente passou despercebido, mas era a entrada de uma banda que iria se consagrar anos mais tarde. Hoje é dia de colocar esse play para tocar no volume máximo.
Extreme – Extreme
Data de lançamento – 14/03/1989
Gravadora – A&M
Faixas:
01 – Little Girls
02 – Wind Me Up
03 – Kid Ego
04 – Watching, Waiting
05 – Mutha (Don’t Wanna Go to School Today)
06 – Teacher’s Pet
07 – Big Boys Don’t Cry
08 – Smoke Signals
09 – Flesh ‘n’ Blood
10 – Rock a Bye Bye
Formação:
Gary Cherone – vocal
Nuno Bittencourt – guitarra
Paul Geary – bateria
Pat Badger – baixo
Participações especiais:
The Lollipop Kids – vocais de fundo
Raphael May – gaita