Há 30 anos, em 23 de novembro de 1993, o Guns N’ Roses lançava “The Spaghetti Incident?“, um álbum de covers, que o quinteto apresentou, trazendo versões que trafegam do Hard Rock ao Punk Rock e que é assunto do nosso Memory Remains desta quinta-feira.
Na prática é o quinto álbum na cronologia da banda. Foi gravado durante as sessões dos álbuns “Use Your Illusion I e II”, que nós falamos deles neste quadro e se você tiver perdido, poderá conferir, clicando AQUI. A única diferença é a entrada do guitarrista Gilby Clarke, que refez as partes gravadas pelo seu antecessor, Izzy Stradlin. A ideia inicial da banda era lançar um EP, mas Slash contou como as coisas foram tomando outro rumo até se tornar esse álbum:
“Para aliviar a pressão de estar no estúdio e tentar gravar as novas músicas, e toda a porra de aborrecimentos que envolve fazer um disco, nós apenas nos reuníamos e tocávamos músicas antigas. , para relaxar. E acabamos gravando quatro músicas. E pensamos que isso daria um ótimo EP… Então mantivemos as quatro músicas, terminamos Use Your Illusions , saímos para a estrada . Então, em algum momento ao longo do caminho, começamos a gravar mais delas – entre shows e outras coisas – e, no final, tínhamos 13 músicas”.
A ideia de fazer um álbum de covers, além de prestar um tributo às bandas favoritas dos membros do GNR, era também de ajudar financeiramente as bandas, com o recolhimento de royalties pelas vendas das cópias do álbum. Tendo em vista essa ideia, eles consideraram chamar o álbum de “Pension Found“. As bandas homenageadas foram o UK Subs, The Damned, New York Dolls, The Stooges, Dead Boys, Misfits , Johnny Thunders, The Professionals, FEAR, além de T. Rex, Soundgarden e The Skyliners. Sobre a versão do Guns para “Black Leather“, do Sex Pistols, Slash falou. Aspas para ele:
“Achei que fizemos uma versão muito melhor do que a dele [guitarrista dos Pistols, Steve Jones ] . Essa é a única música sobre a qual posso dizer isso.”
Duas canções foram gravadas, mas ficaram de fora do álbum: uma foi “Beer and a Cigarrette“, do Hanoi Rocks. Somente o instrumental foi gravado, sem Axl Rose incluir o vocal, porém, esta foi deixada de lado pois a banda não gostaria que o compositor Andy McCoy recebesse royalties. A outra música, “Down on the Streets“, do The Stooges, também ganhou uma versão instrumental, que também não foi lançada.
O título do álbum veio de uma história bem curiosa, acontecida em 1989, quando a banda estava morando em um apartamento em Chicago: Steve Adler guardava suas drogas na geladeira, do lado das embalagens de comida da banda, que era composta em geral, por comida italiana. Segundo Duff McKagan, Adler se referia ao seu pacote como “espaguete”. E quando Adler moveu um processo contra a banda, seu advogado pediu à banda que contasse, em juízo, sobre o “incidente com o espaguete”. A banda achou aquilo engraçado e resolveu batizar o álbum com essa frase.
Este foi o último álbum a contar com o produtor de longa data, Mike Clink. O álbum contou ainda com a participação de Michael Monroe, que gravou os vocais da música “Ain’t It Fun” e os dividiu com Axl Rose. Essa música, aliás, foi um dos singles lançados e fez muito sucesso, juntamente com a balada “Since I Don’t Have You“, que abre o álbum de maneira brilhante.
Bolacha rolando, temos 12 faixas em 46 minutos, com destaque para “Since I Don’t Have You” (The Skyliners), “Ain’t It Fun” (Dead Boys), “Hair of the Dog” (Nazareth), “Buick Makane (Big Dumb Sex)” (Soundgarden) e a já citada “Black Leather“, do Sex Pistols. Eles incluíram uma música escondida de ninguém menos que Charles Manson, “Look at Your Game, Girl“, o que gerou muita controvérsia. O Guns N’ Roses alegou ter feito essa versão de forma ingênua, mas não pegou nada bem e autoridades policiais investigaram a banda, por suposta apologia a um serial killer. Familiares das vítimas de Manson também expressaram profunda indignação. A Geffen resolveu doar sua parte dos royalties para a instituição de Doris Tate, que era mãe de Sharon Tate, uma das vítimas da família de Charles Manson.
O álbum não teve turnê de divulgação e a maioria das músicas nunca foi tocada ao vivo. As exceções são “Attitude“, que fez parte do setlist da turnê de “Use Your Illusion“, “Hair of the Dog“, que foi tocada em 1988 e depois em 1990 (cujo vídeo, o caro leitor pode ver acima), e “Down on the Farm“, que inclusive foi tocada pela banda em alguns shows pela Europa neste ano. Foi também o último disco a ser lançado pelo GNR, que só voltaria a lançar um novo álbum exatamente 15 anos depois. Sim, “Chinese Democracy” também faz aniversário na presente data.
O álbum foi bem recebido pela crítica e público. “The Spaghetti Incident?” foi certificado com Disco de Ouro na Áustria, Finlândia, Alemanha, Itália, Suíça e Reino Unido. Duas vezes Disco de Ouro na Franca. Disco de Platina na Suécia, Estados Unidos, Espanha, Nova Zelândia, Países Baixos, Japão, Brasil (veja só, caro leitor, de vez em quando nosso país tupiniquim nos dá um certo orgulho), e Austrália. Triplo Platina no Canadá. Nos charts mundo afora, o álbum alcançou a primeira posição na Austrália, 2° na Noruega, Espanha e Suécia, 3° na Nova Zelândia e Suíça, 4° na Áustria, Países Baixos e na “Billboard 200” e 5° na Alemanha.
Em 1995, os brasileiros do Ratos de Porão resolveram também fazer a sua homenagem às bandas Punks e aproveitaram para tirar um sarro com o Guns N’ Roses, batizando os dois álbuns de “Feijoada Acidente?”. A capa, era uma feijoada cheia de itens dos mais variados, misturados ao feijão. Na época, o vocalista João Gordo disse que “a nossa feijoada é mais indigesta do que o espaguete deles”.
Hoje é dia de celebrar esse discaço do Guns N’ Roses. Se hoje a banda vive mais do passado, é também graças a esse play, que merece todos os nossos confetes. Vamos escutar essa bolacha no volume máximo, enquanto celebramos o legado que a banda deixou. Eles ainda estão na ativa, despertando nossa memória afetiva do que qualquer outra coisa. O Guns foi a maior banda no período entre o final dos anos 1980 e o início dos anos 1990.
The Spaghetti Incident? – Guns N’ Roses
Data de lançamento – 23/11/1993
Gravadora – Geffen
Faixas:
01 – Since I Don’t Have You
02 – New Rose
03 – Down on the Farm
04 – Human Being
05 – Raw Power
06 – Ain’t It Fun
07 – Buick Makane (Big Dumb Sex)
08 – Hair of the Dog
09 – Attitude
10 – Black Leather
11 – You Can’t Put Your Arms Around a Memory
12 – I Don’t Care About You
13 – Look at Your Game, Girl
Formação:
Axl Rose – vocal/ teclado
Slash – guitarra/ backing vocal
Duff McKagan – baixo/ vocal em “You Can’t Put Your Arms Around a Memory”, “New Rose” e “Attitude”
Matt Sorum – bateria
Dizzy Reed – teclado/ piano/ percussão
Gilby Clarke – guitarra
Participações especiais:
Michael Monroe – vocal em “Ain’t It Fun”
Mike Staggs – guitarra adicional em “Ain’t It Fun”
Mike Fasano – percussão em “Hair of the Dog”
Richard Duguay – guitarra base e solo em “You Can’t Put Your Arms Around a Memory”
Eddie Huletz – backing vocals em “You Can’t Put Your Arms Around a Memory”
Blake Stanton – backing vocals em “I Don’t Care About You”
Eric Mills – backing vocals em “I Don’t Care About You”
Rikki Rachtman – backing vocals em “I Don’t Care About You”
Stuart Bailey – backing vocals em “I Don’t Care About You”
Carlos Booy – violão em “Look at Your Game, Girl”