Memory Remains

Memory Remains: King Diamond – 35 anos de “Conspiracy” e a despedida de Mikkey Dee

21 de agosto de 2024


Há 35 anos, em 21 de agosto de 1989, King Diamond lançava “Conspiracy“, o quarto álbum da carreira solo do nosso mestre. Com dois dias de atraso, o Memory Remains desta sexta-feira vai fazer uma ode para este belíssimo álbum.

Lançado onze meses depois de seu antecessor, “Conspiracy” dá sequência e encerra a historia contada em “Them“. Como em todos os álbuns conceituais feitos por King, cada faixa é um capítulo da história, que gira sobre um rei, chamado Them. Um padre chamado Samael indica que Them está possuído por satanás e deve ser eliminado. Então, Them é queimado em um caixão e sua alma promete assombrar para sempre aqueles que o mataram.

Esse álbum marca a despedida do baterista Mikkey Dee. Ele é creditado como músico adicional e tocou em praticamente todas as canções, a exceção foi no grande clássico do álbum, “Sleepless Nights“, que foi tocada por Snowy Shaw, que assumiu o posto em definitivo. O álbum contou também com mais uma participação do tecladista dinamarquês Roberto Falcao e K.K. Dowing emprestou seu talento no solo da faixa “Something Weird“.

Para gravar nosso homenageado do dia, eles atravessaram o Atlântico rumo à Los Angeles, onde se instalaram no Rumbo Recorders Studio. Lá também foi feita a mixagem. Para a masterização, eles foram ao Masterdisk, em Nova Iorque. A produção foi assinada em conjunto por King Diamond, Andy LaRocque, Roberto Falcao e Chris Tsangarides (este produziu as partes dos solos de guitarra). Este foi o primeiro álbum de King Diamond a ser gravado nos Estados Unidos.

O álbum é composto por dez canções e 46 minutos de duração. O grande destaque é a já citada “Sleepless Nights“, que ganhou um videoclipe. Mas temos outros bons momentos durante a audição. A genialidade de King Diamond é tamanha que ele incluiu um trecho da ópera “Bridal Chorus“, de Richard Wagner, na música “The Wedding Dream“. O álbum possui duas faixas instrumentais: “Something Weird” e “Cremation“.

Conspiracy” frequentou algumas paradas de sucesso pelo mundo: ficou em 41° na Suécia, 64° nos Países Baixos e alcançou a posição de número 111 na “Billboard 200”. O álbum não repetiu o sucesso de “Them“, mas se consolidou como um clássico da carreira do mestre King Diamond. Em 2004, a Roadrunner promoveu uma série de relaxamentos remasterizados e o álbum ganhou a sua nova versão, vindo em CD duplo que continha “Conspiracy” e “Them“.

A banda foi para a estrada, concluindo uma bem-sucedida turnê. Em meados do ano de 1990, eles já começariam a produzir o novo álbum, “The Eye“, que é assunto para outro momento. Hoje é dia de celebrarmos esse clássico do Heavy Metal. A banda de King Diamond segue em atividade, tendo hoje em dia apenas a dupla King Diamond e Andy LaRocque como membros originais. E ainda não que haja planos de lançamento de um novo álbum, a gente fica na expectativa de um anúncio neste sentido. Enquanto isso não acontece, vamos escutar essa bolacha no volume máximo.

Conspiracy – King Diamond 

Data de lançamento – 21/08/1989

Gravadora – Roadrunner 

 

Faixas:

01 – At the Graves

02 – Sleepless Nights

03 – Lies

04 – A Visit from the Dead

05 – The Wedding Dream 

06 – “Amon” Belongs to “Them” 

07 – Something Weird

08 – Victimized

09 – Let It Be Done

10 – Cremation

 

Formação:

King Diamond – vocal

Andy LaRocque – guitarra

Pete Blakk – guitarra

Hal Patino – baixo

 

Participações especiais:

Mikkey Dee – bateria

Roberto Falcao – teclado

K.K. Dowing – guitarra solo em “Something Weird”

Snowy Shaw – bateria em “Sleepless Nights”