Memory Remains

Memory Remains: King Diamond – 36 anos de “Them” e a história de horror contada em dois álbuns

13 de setembro de 2024


Há 36 anos, em 13 de setembro de 1988, King Diamond lançava “Them”, o terceiro álbum da banda capitaneada pelo mestre King, e que é tema do nosso Memory Remains desta sexta-feira.

O álbum na verdade possui duas datas distintas de lançamento. Em 18 de julho, o álbum foi previamente lançado na Europa e data que estamos utilizando para lembrar em nosso quadro é a de lançamento nos Estados Unidos e é a data mais utilizada como a oficial de lançamento do play.

Them” é o primeiro dos dois álbuns conceituais que King Diamond conta uma história fictícia sobre sua avó, que na história é doente mental. A história começa aqui neste álbum e termina no álbum posterior, “Conspiracy“. Nós falamos recentemente sobre esse play e caso o caro leitor tenha perdido, poderá acessar, clicando AQUI.

Them” marca as estreias do guitarrista Pete Blakk e do baixista Hal Patino, que entraram nos lugares de Mike Moon e Timi Hansen, respectivamente. Eles cumpriram as datas da turnê de divulgação do álbum anterior, “Abigail” e então King Diamond promoveu essas duas trocas de uma só vez na formação de sua banda.

Durante o álbum, a história vai se desenrolando e King, depois de visitar sua avó no hospício, começa a ouvir vozes na casa de Amon, que são apresentadas para o ouvinte como “Them“. Ele acaba por matar a sua avó depois de uma série de acontecimentos. Ele é interrogado pela polícia e encarcerado em um asilo e depois solto, voltando à casa onde matou sua avó e percebe que as vozes de Amon ainda estão vivas.

A história que poderia muito bem ser roteiro de um filme de Hollywood, se encaixou perfeitamente em um álbum de horror, e casou com o Heavy Metal pesado, ao mesmo tempo, melódico e cristalino que King Diamond e sua banda nos propiciam, aqui em “Them”. No primeiro semestre de 1988, eles se trancafiaram no MMC Studio, em Copenhague, com produção assinada por King Diamond em parceria com Roberto Falcao.

O álbum tem 41 minutos de uma audição pra lá de prazerosa e onze faixas contidas. Musicalmente falando, não chega a ser tão perfeito quanto seu antecessor, “Abigail“, mas não fica devendo muito. Temos muito Heavy Metal, canções técnicas, bem executadas, e, claro, a voz inconfundível de King Diamond, além de um clima de muita tensão, por conta da história narrada. Sem dúvida alguma, é um dos grandes clássicos do Heavy Metal de todos os tempos.

A capa é um outro aspecto a se destacar, mostra o desenho de um casarão, muito bonito, localizado em uma colina, durante a noite. Trata-se de uma das mais belas capas de discos, não só da carreira de King Diamond, mas do Heavy Metal como um todo e é obra de Thomas Holm juntamente com Torbjörn Jörgenson.

A música “Wlecome Home” e a letra de “Invisible Guests” foram incluídas no filme Clerks II, que no Brasil recebeu o título “O Balconista 2”, lançado no ano de 2006. A música “Welcome Home” também está no jogo “Brütal Legend”, lançado para os consoles PlayStation 3 e Xbox 360, no ano de 2009. A banda inclusive, gravou um videoclipe oficial para esta canção.

O álbum frequentou algumas paradas de sucesso: foi 28° na Suécia, 65° nos Países Baixos e 89° na “Billboard 200“, a melhor posição alcançada por um álbum de King Diamond nos Estados Unidos. O baterista do Blink 182, Travis Barker, considera “Them” como o álbum número um dentre aqueles que mais o influenciou, por mais estranho que isso possa soar, já que o Blink 182 não tem nada em comum com a sonoridade de King Diamond.

A banda saiu em turnê e ao término, Mikkey Dee saiu da banda. Entretanto, ele foi contratado como músico de estúdio e gravou também a sequência, que é o álbum “Conspiracy“. Então, este é o último álbum a contar com Mikkey Dee como baterista oficial da banda, ainda que na prática, ele tenha também gravado o seu sucessor.

Hoje é dia de celebrarmos esse discaço, enquanto aguardamos notícias sobre o vindouro álbum de King Diamond, que pode acontecer no ano de 2025. Sabemos que se chamará “The Institute” e tal qual como em “Them” e “Conspiracy“, terá uma história contada em dois álbuns. Os fãs merecem um novo álbum de King Diamond, o que não acontece desde “Give me Your Soul… Please“, lá em 2007. Longa vida ao mestre King.

Them – King Diamond 

Data de lançamento – 13/09/1988

Gravadora – Roadrunner 

 

Faixas:

01 – Out from the Asylum

02 – Welcome Home

03 – The Invisible Guests 

04 – Tea

05 – Mother’s Getting Weaker

06 – Bye, Bye Missy 

07 – A Broken Spell

08 – The Accusation Chair

09 – “Them

10 – Twilight Symphony

11 – Coming Home

 

Formação:

King Diamond – vocal

Andy LaRocque – guitarra

Pete Blakk – guitarra

Hal Patino – baixo

Mikkey Dee – bateria