Memory Remains

Memory Remains: Mercyful Fate – 28 anos de “Into the Unknown” e a despedida de Michael Denner

20 de agosto de 2024


Há 28 anos, em 20 de agosto de 1996, o Mercyful Fate lançava “Into the Unknown“, o quinto álbum dessa tradicional banda e que é tema do nosso Memory Remains desta terça-feira.

Nosso aniversariante do dia é o último álbum do Mercyful Fate a contar com o guitarrista Michael Denner, que saiu logo depois, sendo substituído por Mike Wead. É também o primeiro álbum a contar com o baterista Bjarne T. Holm, que foi convidado a entrar para a banda em 1981, mas recusou por estar envolvido em outros compromissos.

O álbum é o terceiro a ser lançado após o retorno da banda, que ficou inativa entre os anos de 1985 e 1993. Aqui temos 3/5 da formação clássica da banda: King Diamond, Michael Denner e Hank Shermann. Completa a formação ainda, o baixista Sharlee D’Angelo, que tocou na banda de King Diamond entre 1990 e 1993 e que desde 1998 faz parte do Arch Enemy.

O quinteto atravessou o Atlântico, rumo à Dallas, no Texas. Lá, a banda se instalou novamente Dallas Sound Lab, onde a banda já havia gravado o álbum antecessor, “Time” e por lá eles permaneceram durante o mês de fevereiro de 1996. King Diamond e Tim Kinsey produziram o álbum. A produção executiva ficou a cargo do manda chuva da Metal Blade, Brian Slagel. E o trabalho de mixagem foi dividido entre King Diamond, Hank Shermann e Tim Kinsey.

Se não é tão aclamado quanto os clássicos “Melissa” e “Don’t Break The Oath“, “Into the Unknown” é subestimado em demasia. O álbum tem dez faixas, sendo uma vinheta entre elas, e duração de 44 minutos. A interpretação vocal de King Diamond é irrepreensível, como sempre e os músicos que estão do seu lado não deixam por menos. Temos um álbum intenso, pesado, técnico e com muito feeling. É item indispensável na coleção de um bom admirador de Heavy Metal.

Into the Unknown” é o trabalho do Mercyful Fate de maior sucesso comercial. Figurou por duas semanas nas paradas de sucesso da Finlândia, onde alcançou a honrosa 31ª posição. Se junta ao álbum “Don’t Break The Oath” como os únicos a figurar em um chart, ainda que por países diferentes.

A banda saiu em turnê e o Brasil recebeu a banda durante a terceira edição do Monsters of Rock, que completará 28 anos no próximo sábado (24). Na ocasião, o Mercyful Fate se apresentou junto com King Diamond, Raimundos, Helloween, Biohazard, Motörhead, Skid Row e Iron Maiden, que à época tentava emplacar Blaze Bayley como sucessor de Bruce Dickinson. A apresentação do Mercyful Fate gerou polêmicas, pelo fato de a banda ter se apresentado durante a luz do dia, o que prejudicou e muito a performance visual da banda, que é mais adequada para ambientes escuros. E também pelo fato de a banda ter tocado antes do próprio King Diamond e também dos brasileiros do Raimundos.

Após idas e vindas, o Mercyful Fate está de volta e inclusive, esteve mais uma vez em nossas terras, quando em abril deste ano foi uma das grandes atrações da segunda edição do Summer Breeze Brasil. Infelizmente, nenhuma música do aniversariante do dia foi tocada desta vez. Hoje é dia de celebrar esse álbum que caminha para seus 30 anos, e envelhecendo bem, obrigado.

Into the Unknown – Mercyful Fate 

Data de lançamento – 20/08/1996

Gravadora – Metal Blade

 

Faixas:

01 – Lucifer

02 – The Uninvited Guest 

03 –  The Ghost of Change

04 – Listen to the Bell

05 – Fifteen Men (and a Bottle of Rum) 

06 – Into the Unknown

07 – Under the Spell 

08 – Deadtime

09 – Holy Water

10 – Kutulu (The Mad Arab, Part II)

 

Formação:

King Diamond – vocal

Hank Shermann – guitarra

Michael Denner – guitarra

Sharlee D’Angelo – baixo

Bjarne T. Holm – bateria