Em 23 de junho de 1992, o Napalm Death lançava “Utopia Banished”, o quarto álbum da gloriosa carreira dos veteranos britânicos e que traz a sonoridade de volta ao Grindcore. É um dos mais importantes e emblemáticos deles , sendo considerado por muitos fãs como o melhor trabalho da banda. Esse petardo é tema do nosso Memory Remains desta sexta-feira.
Este álbum representa uma mescla do que a banda havia apresentado nos discos “Scum” e “From Enslevament to Obliteration”, que são discos brutais e agressivos ao extremo, juntamente com o Death Metal bem feito que havia sido apresentado em “Harmony Corruption”, tendo um ótimo resultado, colocando o Napalm Death como um dos principais pilares do Grindcore mundial.
Duas trocas foram efetivadas entre o álbum antecessor, o já citado “Harmony Corruption” e o aniversariante do dia: a primeira foi no lineup da banda, com Danny Herrera assumindo o posto de baterista, em lugar de Mick Harris, baterista que não é membro original da banda, mas que havia gravado todos os álbuns anteriores a este. Mick saiu alegando insatisfação com os rumos que a banda havia tomado em seu álbum anterior. A outra mudança se deu na produção: Scott Burns foi trocado por Colin Richardson.
Com estas mudanças, banda e produtor se trancaram no estúdio The Windings, na cidade de Wrexham, norte do País de Gales. As gravações foram divididas em dois períodos: o primeiro, entre os dias 10 e 19 de fevereiro e depois entre os dias 23 de fevereiro e 2 de março daquele ano de 1992. A mixagem aconteceu no mesmo estúdio.
A banda inovou e fez uso de samplers em algumas faixas. Além disso, duas músicas, “Discordance” e “Awake“, são trechos do filme de ficção científica “Eles Vivem“, lançado no ano de 1988, escrito e dirigido por John Carpenter. Já a faixa “Contemptuous” foi retirado do filme “Nascido para Matar“, lançado em 1987, uma produção de Stanley Kubrick.
Colocando a bolacha para rolar, “Discordance” é apenas uma introdução que nos deixa ainda mais ansioso pela parte sonora, que logo chega com a quebradeira e o peso de “I Abstain“, que traz riffs incríveis e um estreante Danny Herrera completamente insano na bateria. A brutalidade está apenas começando.
“Dementia Access” é brutalidade pura, com partes em que a velocidade toma conta de tudo, alternando com riffs mais trabalhados. “Christening of the Blind” é Grindcore puro, onde o Napalm Death explora toda a sua influência punk aliada a violência do Death Metal, principalmente nas partes mais arrastadas.
“The World Keeps Turning” é talvez a música mais famosa do álbum, uma vez que ela ganhou videoclipe e ela se destaca por ser uma música relativamente veloz e ao mesmo tempo densa, porém, lá no meio dela o caos chega e a quebradeira Roma conta de tudo, num convite para um moshpit.
“Idiosyncratic” é tensa, veloz e agressiva. Conta com riffs aterrorizantes e um Mark Barney ainda mais raivoso no vocal. “Aryanisms” é na mesma linha, raivosa ao extremo. O caos e destruição seguem em voga com “Cause and Effect (Part II)”, em que o Grindcore mais brutal é destilado de maneira magistral. “Judicial Slime” é outra pedrada no ouvido e tem até um solo, bem tosco no final, mas que não tira o brilho. Uma curiosidade é que na prensagem original, a música veio impressa da maneira errada em sua contracapa: “Juidical Slime“.
“Distorting the Medium” tem riffs sensacionais, tanto na parte mais rápida, quanto na mais cadenciada. E novamente temos aqui um Danny Herrera sem dó nenhuma de seu kit de bateria, espancando-o de maneira impressionante. É difícil escolher a faixa mais brutal do disco, mas talvez o título fique com “Got Time to Kill“, que é rápida e ríspida durante quase toda a sua extensão, com alguns breves segundos de quebra no andamento, para depois a violência retornar, implacável. “Upward and Uninterested” mescla bem o Grindcore com o Death Metal, como citamos no início do texto. Os riffs arrastados são muito brutais e essa é a música que mais me chamou atenção no play.
“Exile” devolve as influências Punk que aqui se misturam com o potente Grindcore em uma união perfeita. E brutal. “Awake (to a Life of Misery)” é curta e grossa. Música pra você entrar no mosh e sair com a sensação de que foi atropelado por três carretas. “Contemptuos” é bem experimental e pode ser citada como um esboço do que a banda abordaria nos discos subsequentes, sobretudo o polêmico “Diatribes” (1996). É uma música densa e não agrada muito ao fã que bateu cabeça o disco inteiro (ou quase). Mas nada que tire o brilho deste magnífico play.
Em 39 impressionantes minutos temos 15 faixas que são verdadeiras bombas-relógio e que traduzem todo o ódio que a banda destila em suas letras contra a desigualdade. Trata-se de um verdadeiro clássico, não só do Napalm Death, mas também do Grindcore como um todo. “Utopia Banished” ficou em 58° lugar nos charts britânicos, 60° na Suécia e 77° nos Países Baixos.
Hoje é dia de exaltar este maravilhoso play, e também de desejar longa vida a este quarteto, que é um dos poucos na cena a lutar pelas causas sociais. Eles realmente entendem e colocam em prática a essência do Rock/Metal. Sobreviveram a essa Pandemia maldita e seguem praticando seu Grindcore antifascista, inclusive com uma apresentação memorável na primeira edição do Summer Breeze Brasil. Por mais bandas preocupadas com as causas sociais como o Napalm Death.
Utopia Banished – Napalm Death
Data de lançamento – 23/06/1992
Gravadora – Earache Records
Faixas:
01 – Discordance
02 – I Abstain
03 – Dementia Access
04 – Christening of the Blind
05 – The World Keeps Turning
06 – Idiosyncratic
07 – Aryanisms
08 – Cause and Effect (Pt. II)
09 – Judicial Slime
10 – Distorting the Medium
11 – Got Time to Kill
12 – Upward and Uninsterested
13 – Exile
14 – Awake (to a Life of Misery)
15 – Contemptuos
Formação:
Mark “Barney” Greenway – Vocal
Jesse Pintado – Guitarra
Mitch Harris – Guitarra
Shane Embury – Baixo
Danny Herrera – Bateria