Podemos dizer que essa é a semana do Obituary, pois temos dois álbuns da banda fazendo aniversário. Um deles é “Back From the Dead“, que iremos falar dele aqui em nosso quadro amanhã. O outro, é “The End Complete“, o terceiro álbum da banda, lançado há exatos 33 anos, em 21 de abril de 1992 e tema do nosso Memory Remains desta segunda-feira.
Este é um dos álbuns mais cultuados pelos fãs da banda, e que pertence à chamada santíssima trindade, juntamente com os dois álbuns anteriores. Marca também o retorno do guitarrista Allen West, configurando desta forma, o retorno da formação clássica. Este lineup gravaria ainda os próximos três álbuns de estúdio e permaneceu junta até o ano de 2006 quando West saiu para não mais retornar.
Pouco antes do início do trabalho de composição das músicas, o guitarrista James Murphy recebeu um convite para integrar a banda Cancer e isso abriu espaço para que Allen West retornasse ao Obituary dois anos após a sua saída. E com a formação clássica novamente reunida, todos foram ao Morrisound Recording, em Tampa, Flórida, mais uma vez com Scott Burns na produção. O álbum foi gravado durante o ano de 1991.
O período da banda no estúdio gerou uma pequena divergência. O baterista Donald Tardy, que tem interesse em música industrial, chegou a sugerir que a banda fizesse uso de bateria eletrônica nas gravações, mas a sugestão foi negada categoricamente pelos companheiros. O episódio não deixou nenhuma ranhura na relação dos músicos, mas fez com que o baterista se juntasse à Mitch Harris, na época, guitarrista do Napalm Death e ambos fundaram o Meathook Seed, um projeto Industrial, que lançou dois álbuns, um em 1993 e outro em 1999.
Nosso aniversariante do dia traz 9 canções divididas em breves 36 minutos. Podemos destacar as faixas “I’m in Pain” (que resiste até hoje nas apresentações ao vivo da banda), “Back to the One“, “Dead Silence“, “Sickness“, além da faixa-título. É um desfile de Death Metal de extrema qualidade e que merece estar entre os álbuns mais adorados pelos fãs.
“The End Complete” é o álbum mais vendido do Obituary nos Estados Unidos, com mais de cem mil cópias comercializadas por lá e mais de 250 mil em todo o mundo. O álbum alcançou a 16ª posição na categoria “Top Heatseekers“, da Billboard, um verdadeiro feito, em se tratando de música extrema.
Foi neste álbum que a banda gravou seu primeiro videoclipe, para a faixa-título, que veiculou com certa frequência no Headbangers Balls, da MTV estadunidense. O novo logotipo que a banda passou a estampar a partir deste álbum, tornou-se a estampa de camiseta mais vendida de toda a história da Roadrunner e é facilmente identificada entre os fãs nos shows da banda em todo o mundo.
Em 2014, o Obituary realizou uma pequena turnê pelo Brasil, com direito a uma apresentação no Abril Pro-Rock, e durante o rolê por terras brasileiras, a banda priorizou os três primeiros álbuns e o nosso homenageado teve nada menos que cinco canções executadas nos shows por aqui: “Back to One“, “Killing Time“, “The End Complete“, “Dead Silence” e “I’m in Pain” foram as canções escolhidas, para delírio dos que testemunharam as apresentações.
Hoje é dia de celebrar este álbum que envelhece muito bem, obrigado. Vamos escutá-lo no volume máximo, enquanto aguardamos uma nova passagem da banda por aqui. Já está na hora de o Obituary começar a preparar o sucessor do ótimo “Dying of Everything“, lançado em 2023. Amanhã voltaremos para prestar uma homenagem ao igualmente ótimo “Back From the Dead“.
The End Complete – Obituary
Data de lançamento – 21/04/1992
Gravadora – Roadrunner
Faixas:
01 – I’m in Pain
02 – Back to One
03 – Dead Silence
04 – In the End of Life
05 – Sickness
06 – Corrosive
07 – Killing Time
08 – The End Complete
09 – Rotting Ways
Formação:
John Tardy – vocal
Donald Tardy – bateria
Trevor Peres – guitarra
Allen West – guitarra
Frank Watkins – baixo