Há 35 anos, em 16 de maio do ano de 1989, Obituary lançava o seu debut álbum. E no Memory Remains desta quinta-feira nós vamos abordar o clássico do Death Metal que atende pelo nome de “Slowly We Rot“, esta relíquia Old-School de um dos estilos mais extremos do Heavy Metal.
Embora gravado com afinação padrão e guitarras Stratocaster, o que não é muito comum para bandas de Metal extremo, o disco é considerado um dos mais pesados da banda até hoje. Os caras já estavam na ativa desde o ano de 1984, quando se apresentavam com o nome de Executioner e no ano de 1987, com uma ligeira mudança no nome da banda, agora chamada Xecutioner, a faixa “Find the Arise” foi lançada em uma compilação, “Ranging Death“.
No ano de 1988, assumiram o nome que os tornaram famosos e assim partiram para a gravação do disco de estreia. Assinaram com a R/C Records, recrutaram o produtor Scott Burns e assim todos foram para o “Morrisound Recording”, em Tampa, Florida. A masterização ocorreu no estúdio “Fullersound”, em Miami. Os irmãos Donald e John Tardy fizeram a mixagem. A gravação teve duas etapas, a primeira foi durante o ano de 1988 e a segunda foi no mês de março de 1989.
O álbum é curto e direto: 35 minutos intensos, com muitos riffs rápidos e extremos, mostrando que os iniciantes não estavam chegando para brincar. Alguns dos maiores clássicos do Obituary foram forjados já neste álbum de estreia, como a faixa-título, que obrigatoriamente é a que encerra as apresentações ao vivo até os dias de hoje, ” ‘Til Death“, “Intoxicated“, “Bloodsoaked” e “Internal Bleeding“. É certamente uma das grandes estreias e uma enorme referência para a cena Death Metal que se formava ali em Tampa, Florida.
Uma curiosidade acerca deste álbum é que ele foi anunciado na época com uma tracklist completamente diferente da versão que acabou sendo lançada. A faixa “Intoxicated” havia sido deixada de fora e em seu lugar, estava a faixa “Cause of Death“, que acabou sendo lançada no segundo álbum, que ganhou mesmo título. aniversariante do dia é o único a contar com Ο baixista Daniel Tucker. O guitarrista Allen West iria sair da banda pouco tempo depois, mas voltaria para para gravar o terceiro álbum, “The End Complete” e ficou com a banda até o ano de 2006. Trucker foi substituído por Frank Watkins e James Murphy entrou em lugar de Allen West.
Em 1997, quando a banda já estava sob contrato com a Roadrunner, à época uma gigante, Ο álbum foi relançado, contendo duas faixas bônus, versões demo para “Find the Arise” e “Like the Dead“, esta última esteve presente na já citada coletânea “Ranging Death“. E em 2003, novo relançamento, desta vez, em formato duplo, tendo também o álbum “Cause of Death“, o sucessor deste. Em 2014, a banda lançou o álbum “Inked in Blood” e duas canções foram regravadas com uma nova roupagem: “Intoxicated” e “Bloodsoaked“. Em 2020, durante a pandemia de COVID-19, que forçou a todos a ficarem dentro de suas casas, o Obituary gravou “ao vivo” as músicas do nosso aniversariante do dia e em agosto de 2022, lançaram sob o título de “Slowly we Rot: Live & Rotting“, que foi lançado pela Relapse Records.
Começava assim a história dessa que é uma das mais importantes bandas de Death Metal. O Obituary foi se consolidando a cada play lançado, mas não fosse por essa pedra fundamental, a banda não teria atraído os holofotes para gravar o segundo álbum ainda mais cultuado, que é o “Cause of Death“, e não teria se tornado a banda tão importante para o estilo quanto o é até hoje. Então é dia de escutar essa pérola no volume máximo, desejando uma longa vida ao Obituary.
Slowly We Rot – Obituary
Data de lançamento 16/05/1989
Gravadora – R/C Records
Faixas:
01 – Internal Bleeding
02 – Godly Beings
03 – ‘Til Death
04 – Slowly We Rot
05 – Immortal Visions
06 – Gates to Hell
07 – Words of Evil
08 – Suffocation
09 – Intoxicated
10 – Deadly Intentions
11 – Bloodsoaked
12 – Stinkpuss
Formação:
John Tardy – vocal
Allen West – guitarra
Trevor Peres – guitarra
Donald Tardy – bateria
Daniel Tucker – baixo