20Há 25 anos, em 20 de abril de 1999, o Pissing Razors lançava “Cast Down the Plague“, o terceiro álbum da discografia desta banda de Groove Metal oriunda do Texas e que é assunto do nosso Memory Remains deste sábado.
Após passar dez meses excursionando para divulgar o álbum antecessor, auto-intitulado e produzido por Andy Sneap no ano de 1998, o Pissing Razors já conquistava um certo destaque na cena. Eles viajaram por países como Alemanha, Inglaterra, França e Rússia, tocando com bandas como System of a Down, Fear Factory, Static X, Tura Satana e Substance D. A banda aproveitava as horas vagas para trabalhar nas novas composições.
Entre os meses de janeiro e fevereiro de 1999, o quarteto atravessou o Atlântico e partiu para a cidade de Celle, na Alemanha, onde ficou trancafiado no Area 51 Studios, novamente com Andy Sneap na produção. A mixagem e masterização aconteceu no mesmo estúdio. O aniversariante do dia marca a despedida do guitarrista Mathew Lynch e havia gravado os outros dois álbuns anteriores da banda, o primeiro, ele tocou baixo também. Em seu lugar, entrou o técnico de guitarra da banda Cesar Soto, que hoje está no Ministry.
O álbum é dotado de treze faixas e tem duração relativamente curta: apenas 42 minutos, de muito peso e intensidade. Sem sombra de dúvidas é o melhor trabalho da banda, que traz consigo influências da banda conterrânea mais famosa, o Pantera. Músicas como “Mass Corruption“, “Truth in Disguise“, a faixa-título, “Forever“, “Mistake No. 1” (essa se tornou conhecida no Brasil pois fez parte de uma das edições da coletânea Planet Metal, que trazia um CD encartado junto com a revista do mesmo nome), e também “Reality of War“. Os brasileiros tiveram a chance de obter o álbum, pois foi lançado por aqui através da parceria entre a Rock Brigade Records e a Laser Company.
Play lançado, era hora de a banda cair na estrada. Com a sutil mudança no posto de guitarrista, o Pissing Razors saiu em turnê, no primeiro momento, como banda de abertura do Six Feet Under. Na estrada, eles fizeram amizade com os irmãos Abott (Vinnie Paul e Dimebag Darrell), Billy Milano, Bobby “Blitz” Ellsworth (Overkill) e a galera do Seven Dust. No mesmo período, a banda foi convidada a gravar uma faixa para o álbum tributo ao Pantera e eles ficaram com “Demolition“, que ficou arrasadora.
Após idas e vindas, a banda, que está reunida desde 2015, depois de dez anos de hiato, hoje tem 3/4 da formação que tocou aqui em “Cast Down the Plague“. Apenas o baixista Rick Valles não está mais na formação. É bom saber que essa banda permanece em atividade e comemorando os 25 anos deste belo play, que envelhece muito bem, obrigado. Hoje é dia de colocar essa bolacha para tocar no volume máximo. E se você não conhece o som da banda, você não sabe o que está perdendo. Corra para conferir, não irá se arrepender.
Cast Down the Plague – Pissing Razors
Data de lançamento – 20/04/1999
Gravadora – Noise Records
Faixas:
01 – Mass Corruption
02 – Truth in Disguise
03 – Survival of Time
04 – Cast Down the Plague
05 – Box Life
06 – Understand
07 – Sympathy
08 – Forever
09 – Vexed
10 – Away
11 – Mistake No. 1
12 – Reality of War
13 – Train of Thought
Formação:
Joe Rodriguez – vocal
Mathew Lynch – guitarra
Rick Valles – baixo
Eddy Garcia – bateria