Há 27 anos, em 4 de fevereiro de 1997, o The Offspring lançava “Ixnay on the Hombre”, o quarto álbum desta que é uma das mais populares bandas do chamado Poppy Punk e que é assunto do nosso Memory Remains deste domingão pré-carnavalesco.
O aniversariante do dia representa a afirmação do sucesso da banda, já que o antecessor, “Smash“, que completará 30 anos em 2024 e receberá sua devida homenagem aqui em nosso quadro, fez a banda despontar entre as que iriam ser os grandes destaques da segunda metade da década de 1990. E o The Offspring sabia da responsabilidade que estava sob as costas de todos ali, até porque, trata-se da estreia da banda por uma major: as vendas de “Smash” fizeram com que a Columbia se interessasse e oferecesse um contrato à eles, que só deixaram a Epitaph depois do acordo com a nova gravadora.
A ida para a Columbia resultou em mais dinheiro disponível para permanecer mais tempo em estúdio, uma vez que para “Smash“, a banda não tinha muitos recursos e precisava sempre tentar um precinho melhor para poder ocupar o tempo gravando. Em “Ixnay on the Hombre” eles não tiveram esse tipo de problema e então eles se juntaram no Eldorado Recording, em Hollywood, entre os meses de junho e outubro de 1996, na companhia do produtor Dave Jerden.
A banda gravou algumas músicas que acabaram ficando de fora do nosso aniversariante do dia. “Pay the Man” foi uma destas músicas, que foi reaproveitada no álbum posterior, “Americana” (1998). O guitarrista Noodles falou certa vez sobre a primeira experiência em um grande estúdio, com mais infraestrutura e mais tempo para trabalhar as canções. Aspas para ele:
“Gravamos algumas músicas a mais do que precisávamos, e se tivéssemos usado algumas das outras que ficaram de fora, teria ficado um pouco mais arriscado. Mas não estamos desapontados com o que mantivemos. Acho que é um ótimo disco e adoro essas músicas. Talvez guardemos o passeio pelos membros para o próximo.”
Mas a saída da Epitaph para a Columbia não foi tão amistosa assim e o álbum foi lançado na Europa pelo antigo selo. Um desentendimento entre os membros do The Offspring e o fundador da Epitaph e também guitarrista do Bad Religion, Brad Gurewitz foi o principal entrave para que o álbum saísse por ambos os selos. É claro que Brad estava insatisfeito em perder a sua “galinha dos ovos de ouro”. “Smash” vendeu mais do que qualquer outro álbum lançado pela Epitaph e ele esperava que a parceria continuasse. A banda entendia que precisava crescer e o tempo mostrou que eles acertaram em trocar de casa.
Bolacha rolando, temos 14 faixas em 42 minutos, que se não são tão arrebatadoras como foram em “Smash“, temos alguns bons momentos como nas faixas “The Meaning of Life“, “Mota“, “Me & My Old Lady“, e os grandes hits do play, “Gone Away“, “I Choose” e “All I Want“. A faixa “Change The World” é a sequência de uma faixa escondida no álbum “Smash“, cujos riffs iniciais são os mesmos da música “Genocide“, do mesmo álbum.
Apesar da recepção morna no primeiro momento, as vendas subiram e o play figurou em alguns charts mundo afora: 2° na Austrália, Finlândia e Nova Zelândia, 3° na Áustria, Canadá, França e Japão; 4° na Suécia, 8° na Bélgica e nos Países Baixos, 9° na “Billboard 200” e na Noruega, 10° na Suíça, 13° na Escócia, 15° na Alemanha, 17° no Reino Unido, além de um 31° na Hungria. Foi certificado com Disco de Ouro na Finlândia, Espanha e Reino Unido, Platina no Japão e Estados Unidos, Duplo Platina na Austrália e no Canadá e Triplo Platina na Nova Zelândia.
O The Offspring saiu em turnê e visitou os quatro cantos do mundo, com o pontapé inicial na Austrália no mês de janeiro e perdurou até dezembro daquele ano, em Osaka, Japão. O Brasil também foi agraciado e recebeu três apresentações, que teve o Charlie Brown Jr. como banda de abertura, naquele momento a banda de Chorão e Champignon estava emergindo na cena com seu álbum de estreia “Transpiração Contínua Prolongada“.
Hoje é dia de celebrar essa pérola do Poppy Punk. Felizmente, o The Offspring segue ativo na cena. Os fãs esperam por um novo álbum da banda. Dexter Holland afirmou no ano de 2022, em entrevista para a rádio paulistana 89 FM, afirmou para os brasileiros que eles trabalharam em um novo álbum de inéditas, fato que foi confirmado com uma postagem em março do ano passado. Enquanto o novo play não vê a luz do dia, a gente vai escutando esse “Ixnay on the Hombre” no volume máximo.
Ixnay on the Hombre – The Offspring
Data de lançamento – 04/02/1997
Gravadora – Columbia
Faixas:
01 – Disclaimer
02 – The Meaning of Life
03 – Mota
04 – Me & My Old Lady
05 – Cool to Hate
06 – Leave It Behind
07 – Gone Away
08 – I Choose
09 – Intermission
10 – All I Want
11 – Way Down the Line
12 – Don’t Pick It Up
13 – Amazed
14 – Change the World
Formação:
Dexter Holland – vocal/ guitarra
Noodles – guitarra
Greg K – baixo
Ron Welty – bateria