hbNews

Mike Portnoy de volta ao Dream Theater e o 16º álbum de estúdio da banda está a caminho

Mike Portnoy de volta ao Dream Theater e o 16º álbum de estúdio da banda está a caminho

28 de outubro de 2023


Os titãs da música progressiva Dream Theater, vencedores do Grammy, anunciaram o retorno do baterista Mike Portnoy ao grupo. Portnoy se reunirá com o guitarrista John Petrucci e o baixista John Myung – o trio que fundou a banda no Berklee College Of Music em 1985 – juntamente com os membros de longa data, o vocalista James LaBrie e o tecladista Jordan Rudess. O Dream Theater está se preparando para entrar em estúdio e começar a trabalhar em seu 16º álbum de estúdio, o primeiro com Portnoy desde “Black Clouds & Silver Linings” de 2009.

Mike Mangini, que ocupou o cargo de baterista após a saída de Portnoy, expressou seu entendimento sobre a decisão da banda: “Como foi dito desde o primeiro dia, meu papel não era substituir todas as funções que Mike desempenhava na banda. Meu principal papel era tocar bateria para ajudar a banda a continuar. Manter nosso show ao vivo funcionando perfeitamente todas as noites foi uma experiência intensa e recompensadora. Felizmente, tive a oportunidade de tocar música com esses músicos icônicos, além de momentos divertidos repletos de humor. Também gostei muito de passar tempo com a equipe. E, claro, a vitória no Grammy, que foi incrivelmente gratificante. Aos fãs: muito obrigado por serem incríveis comigo. Guardo com carinho as imagens de todos vocês enlouquecendo e se divertindo. Por fim, amo muito a banda, a equipe e a administração, e desejo a eles e a toda a organização tudo de melhor.”

John Petrucci expressou seu agradecimento a Mike Mangini: “A bateria de Mike Mangini é fora deste mundo, e sou extremamente grato pelo tempo que passamos juntos no Dream Theater. Estou muito orgulhoso de toda a música incrível que fizemos juntos, que culminou em nossa primeira vitória no GRAMMY no ano passado, e nos inúmeros momentos mágicos que compartilhamos no palco ao longo dos últimos 13 anos. Desejo a ele todo o sucesso em seus futuros empreendimentos musicais. Estou incrivelmente empolgado em dar as boas-vindas a Mike Portnoy de volta ao Dream Theater! Como membro fundador original, amigo de longa data e baterista incrivelmente talentoso e criativo, sei que seu retorno trará um espírito, paixão e energia renovados ao DT, que todos nós, incluindo nossos fãs, receberemos com alegria. Mal posso esperar para voltar ao estúdio juntos!”

John Myung compartilhou suas palavras: “É ótimo estar de volta à forma original com nosso baterista original Mike Portnoy. Começamos a tocar juntos como Majesty há quase 40 anos, e estou animado para ver o que esta próxima fase do Dream Theater cria para o futuro. Desejo apenas o melhor a Mike Mangini por todo o esforço e dedicação que ele colocou no DT durante seus 13 anos com a banda.”

James LaBrie acrescentou: “Ter Mike Mangini conosco todos esses anos foi, simplesmente, uma viagem incrível. Ele é um dos bateristas mais incríveis e naturalmente talentosos com quem tive o prazer de trabalhar. Obrigado, Mike. A vida é uma jornada muito estranha, e acho que é isso que a torna ainda mais interessante e sempre envolvente. Ter Mike Portnoy de volta à banda é exatamente onde devemos estar. As coisas têm um jeito de fechar o ciclo, e, neste caso, faz todo sentido. Estou empolgado com as perspectivas desta formação clássica do DT estar reunida. Posso dizer com absoluta confiança que esta será a encarnação final do DT, com muitos capítulos a serem escritos em nosso futuro. Avante e para cima, pessoal! Bem-vindo de volta, MP.”

Jordan Rudess compartilhou seu entusiasmo: “Mike Mangini é um dos bateristas mais excepcionais do mundo, e me sinto privilegiado por termos criado um extenso trabalho juntos. Sempre serei grato pelo tempo que compartilhamos no universo do Dream Theater. Estamos muito animados em reunir a família central do Dream Theater. Há uma ressonância de espírito e visão única que vai além das palavras em nosso relacionamento com Mike Portnoy. No palco e fora dele, não há como negar a magia que acontece quando estamos juntos. Estou grato por termos a oportunidade de trabalhar juntos novamente como Dream Theater e estou ansioso para compartilhar nossa empolgação e paixão com nossos incríveis fãs por muito tempo.”

Por fim, Mike Portnoy expressou sua alegria: “Estou sobrecarregado de alegria por estar voltando para casa e me reunindo com meus irmãos! Há tanta história compartilhada entre nós… tantas memórias, tanta música… pensar que estamos prestes a completar 40 anos desde que esta jornada começou! A ideia de criar música nova juntos é empolgante, e mal posso esperar para cair na estrada e tocar ao vivo para uma geração inteiramente nova de fãs que nunca tiveram a oportunidade de ver esta formação antes… Não há lugar como o lar!”

Dream Theater, pioneiros do metal progressivo, têm uma conexão única com uma das bases de fãs mais apaixonadas em todo o mundo, como evidenciado por suas três indicações ao GRAMMY® e sua vitória no Grammy em 2022 na categoria de Melhor Performance de Metal para “The Alien”, bem como pelos 15 milhões de discos vendidos em todo o mundo. O álbum “Images & Words” de 1992 recebeu certificação de ouro e figurou na lista da Rolling Stone dos “100 Melhores Álbuns de Metal de Todos os Tempos”. A revista Guitar World classificou o álbum subsequente, “Awake”, como o número um na lista “Superunknown: 50 Álbuns Icônicos que Definiram 1994”. “A Change of Seasons” de 1996 foi a trilha sonora da cobertura da NBC do Downhill Skiing nas Olimpíadas de Inverno de 2002. Em uma pesquisa da Rolling Stone em 2012, os fãs elegeram o álbum “Metropolis Pt. 2: Scenes from a Memory” de 1999 como o “Melhor Álbum de Rock Progressivo de Todos os Tempos”. Além disso, ele foi classificado como o “15º Maior Álbum Conceitual” pela Classic Rock. Em 2009, o álbum “Black Clouds & Silver Linings” estreou na sexta posição do Billboard Top 200, e “A Dramatic Turn of Events” (2011) e “Dream Theater” (2013) mantiveram-se no Top 10 da parada. A Consequence of Sound chamou “The Astonishing” de 2016 de “uma experiência absolutamente única”. Além de três vídeos de platina e dois de ouro, o grupo foi incluído no Hall da Fama da Música de Long Island em 2010. Em 2019, a banda continuou a expandir seu público com o lançamento de “Distance Over Time”, aclamado pela crítica e pelo público. Em seu 15º álbum de estúdio, “A View From The Top Of The World”, a banda continua a desafiar-se e a empurrar seus limites musicais – algo que eles fazem há mais de 30 anos atuando juntos. Recentemente, a banda concluiu a turnê inaugural Dreamsonic – um espetáculo de música progressiva itinerante que voltará para mais apresentações no futuro.