Desde que surgiram com um dos marcos mais importantes e imponentes do gênero em 1993, o Mörk Gryning se firmou como um exemplo brilhante do espírito cru e atemporal do black metal sueco. Nem mesmo um hiato de 15 anos conseguiu frear a fúria incontrolável da banda, que continuou a incendiar o underground.
Com seu retorno, o Mörk Gryning está mais ativo do que nunca. Agora a banda anuncia seu sétimo álbum. Fasornas Tid presta uma brutal homenagem à ferocidade crua e ao espírito imortal da cena, com uma sinfonia distópica movida por uma insaciável sede de autodestruição. O single principal, “Tornet”, desafiará até mesmo os headbangers mais experientes com sua jornada sombria pelo inferno psicológico.
Ouça “Tornet”:
Fasornas Tid será lançado no dia 13 de dezembro pela Season of Mist.
Pré-save & Pré-venda:
https://orcd.co/morkgryningfasornastid
“Tornet” avança com fúria desenfreada. Com os vocais convidados de C, da banda AVSLUT, o single principal do novo álbum do Mörk Gryning transborda veneno, mesclando a brutalidade do death metal com a melodia do black metal. “Tornet”, que significa “A Torre” em inglês, simboliza o tormento supremo, enquanto a banda desafia os limites do sofrimento.
Tracklist:
1. Intro (1:13)
2. The Seer (4:03)
3. Tornet (3:59) [OUÇA]
4. Fasornas Tid (3:34)
5. Before The Crows Have Their Feast (4:26)
6. Savage Messiah (4:37)
7. An Ancient Ancestor Of The Autumn Moon (4:11)
8. Black Angel (3:38)
9. Barren Paths (1:52)
10. The Serpent’s Kiss (4:19)
11. Det Svarta (3:19)
12. Age Of Fire (4:48)
O Mörk Gryning foi fundado em Estocolmo, Suécia, em 1993, por Goth Gorgon e Draakh Kimera. Dois anos depois, lançaram seu álbum de estreia Tusen År Har Gått (1995), gravado e mixado nos estúdios Unisound pelo lendário produtor Dan Swanö e lançado pela No Fashion. O álbum é considerado um marco da cena black metal sueca dos anos 90.
A banda voltou à ativa em novembro de 1996, trabalhando no Sunlight Studios junto com Tomas Skogsberg e Fred Estby (do Dismember) para produzir o álbum Return Fire. Nos anos seguintes, lançaram mais três álbuns, incluindo *Maelstrom Chaos*, com o novo guitarrista Avathar, veterano da cena, gravado no lendário estúdio Grieghallen em Bergen, Noruega.
Desde o álbum de estreia, Tusen År Har Gått, o Mörk Gryning se recusou a seguir os passos de outros, trilhando seu próprio caminho – algo que ficou claro no lançamento de 2003, *Pieces of Primal Expressionism*, um trabalho experimental e progressivo pesado gravado no Dug Out, com produção de Daniel Bergstrand. Após alguns anos de turnês e apresentações em festivais, a banda entrou em hiato.
Retornando à cena em 2017, o grupo fez um show exclusivo em Estocolmo, tocando todas as faixas do álbum de estreia e outras músicas do catálogo. Isso culminou no lançamento do álbum ao vivo Live at Kraken. Durante a pandemia, lançaram o álbum de retorno Hinsides Vrede, amplamente aclamado pela crítica, com muitas das faixas sendo hoje o coração de seus shows ao vivo. Um novo álbum está previsto para 2024, e a banda está mais ativa do que nunca.
Formação:
DRAAKH KIMERA – Vocais principais, Guitarra
GOTH GORGON – Baixo, Vocais de apoio, Vocais principais em “Det Svarta”
S-L – Guitarra solo, Vocais de apoio
C-G – Bateria
AEON – Teclados, Vocais de apoio
Siga a banda Mörk Gryning:
Bandcamp: https://morkgryning.bandcamp.com/
Facebook: https://www.facebook.com/morkgryningband/
Instagram: https://www.instagram.com/morkgryning/
Spotify: https://open.spotify.com/artist/135tanf7FBI7ozrU3RelCX
Apple Music: http://music.apple.com/artist/m%C3%B6rk-gryning/75786010
TIDAL: https://tidal.com/browse/artist/3616372
Deezer: https://www.deezer.com/es/artist/62666