Divulgação
Banda francesa de metal progressivo sinfônico, Oïkoumen, lança álbum conceitual sobre ansiedade gerada pelas más notícias ao redor do mundo
O trio Oïkoumen lançou, de forma independente, seu primeiro álbum completo chamado ‘Dystopia’, dois anos e meio após seu EP autointitulado. Disponível em CD e plataformas digitais, o álbum conceitual aborda a ansiedade gerada pelas más notícias do mundo, desde questões econômicas e ecológicas até problemas humanos.
Além do lançamento oficial, a banda também disponibilizou o álbum completo para streaming no Bandcamp.
O nome Oïkoumen vem da palavra grega “oïkoumene”, que se refere ao mundo conhecido e habitável e está relacionado à humanidade e suas relações com o meio ambiente. A banda foi fundada em 2017 pelo compositor Elie V. e a letrista Laura M., com a adição posterior da baixista e programadora de sintetizadores Yael F. Influenciados por grandes nomes do metal sinfônico, como Epica, Nightwish e Within Temptation, a banda lançou seu primeiro EP autointitulado em 2020, com o objetivo de contar histórias épicas.
No entanto, com o single “The Green Queen” e o álbum ‘Dystopia’ (lançado em outono de 2022), a banda seguiu para uma estética mais brutal e incisiva, mantendo, no entanto, as vibrações sinfônicas graças às orquestras.
Oíkoumen é uma banda que deve agradar aos fãs de Epica, Gojira, Dream Theater, Tool, Nightwish, Amberian Dawn, Meshuggah e Jinjer.