hbNews

Panzerchrist lança “Maleficium Part I”

Panzerchrist lança “Maleficium Part I”

6 de outubro de 2024


“Last Of A Kind” foi, no ano passado, mais do que apenas um “álbum de retorno” para o Panzerchrist . Certo, fazia uma década desde o lançamento de seu disco anterior 7th Offensive, mas os dinamarqueses voltaram com força em seu oitavo trabalho. Novos integrantes se juntaram ao núcleo da banda (o baixista e tecladista Michael “Panzergeneral” Enevoldsen e o guitarrista Frederik O’Carroll), mais notavelmente a vocalista Sonja Rosenlund Ahl, cujo tom malicioso encaixou-se perfeitamente ao novo estilo black/death metal da banda.

“Como uma fã de longa data do Panzerchrist, foi uma grande honra me juntar à banda”, diz Sonja sobre seus sentimentos ao entrar em um nome tão estabelecido. “Para Last Of A Kind, toda a música já estava gravada quando fui convidada para escrever letras sombrias e faixas vocais para o álbum. Tanto musicalmente quanto pessoalmente, a conexão foi instantânea, parecia algo predestinado. Estou muito orgulhosa de contribuir para o desenvolvimento e legado contínuo do Panzerchrist”, ela entusiasma.

Não surpreendentemente, a crítica adorou Last Of A Kind, assim como os fãs, e após o lançamento, o Panzerchrist tocou em vários festivais na Dinamarca enquanto Michael Enevoldsen começou a trabalhar no próximo álbum. Chega “Maleficium Part I”, um material em que a banda tomou a decisão consciente de direcionar o som do Panzerchrist mais para o death metal. Quando o grupo, coincidentemente, se encontrou com Ove Lungskov (também do Rotten Ocean), eles o convidaram para testar a posição de baterista. Ove, um grande fã do trabalho anterior do Panzerchrist, inicialmente pensou que era uma brincadeira, mas logo ficou claro que ele era o encaixe perfeito. Seu estilo de tocar não só combinava com o material anterior da banda, como também se alinhava perfeitamente com sua visão futura. Com Ove a bordo, a banda se inclinou ainda mais para o death metal, amplificando a velocidade e brutalidade com rápidos blast beats e chutes duplos trovejantes.

“Michael é o principal compositor”, diz Frederik O’Carroll sobre como os novos membros injetam ideias no som estabelecido do Panzerchrist no novo álbum. “Dito isso, especialmente a bateria de Ove, assim como as letras de Sonja, são partes essenciais do som desta encarnação do Panzerchrist. No lado musical, queríamos voltar a um som mais direcionado pelo baixo duplo. Ove tem um estilo rápido, mas também incrivelmente pesado de tocar bateria, o que adicionou uma camada extra de peso no estúdio”, ele conclui.

Com Ove a bordo, bateria e vocais foram gravados no Antfarm Studios de Tue Madsen no início de 2024, com Madsen também cuidando da mixagem e masterização do novo álbum. “Maleficium Part I” tem uma abordagem rápida, mas pesada, com partes atmosféricas que complementam perfeitamente os contos medievais de Sonja sobre bruxas, feitiçaria e todas as coisas malignas. O álbum mergulha ainda mais nos temas esotéricos, desenvolvendo ainda mais os elementos explorados no último lançamento. O resultado são sete faixas que equilibram velocidade avassaladora com esforços mais lentos e consistentes, com paisagens sonoras assombradas e melodia, tudo criado com o estilo de tocar de Ove em mente. O resultado é Maleficium, uma mistura da intensidade característica do Panzerchrist com um foco renovado em melodia e atmosfera.

“Maleficium Part I” será lançado em LP (vinil preto, limitado a 300 cópias), CD e digital no dia 6 de dezembro de 2024 pela Emanzipation Productions. As pré-vendas estão disponíveis neste link: https://panzerchrist.bandcamp.com/album/maleficium-part-1

O primeiro single digital do álbum, “Sister Death”, já foi lançado. Pode ser ouvido aqui: https://bfan.link/sister-death

“Sinto que Maleficium Pt. 1 meio que conecta os pontos entre o estilo dos lançamentos anteriores, mas também desenvolve a atmosfera do nosso álbum anterior”, oferece Frederik. “Especialmente as letras acrescentam uma dimensão extra ao sentimento do álbum.”

Sonja também elabora sobre essa teoria de ciclo completo. Não apenas para a primeira parte do conceito de duas partes de Maleficium, mas para toda a obra. “De Last Of A Kind, Maleficium é um retorno a um som death metal mais rápido e intenso, com influências tanto do old school quanto modernas”, diz ela. “Uma malícia mais profunda tanto no som quanto nas letras amarra nós com os lançamentos anteriores do Panzerchrist, e tanto os novos quanto os fãs dedicados reconhecerão o estilo distinto de composição de Michael Enevoldsen, que ele levou a um novo nível neste álbum. Maleficium é uma manifestação da profundidade musical e diversidade do Panzerchrist: death metal old school rápido e furioso, com camadas de riffs frios de black metal e passagens sombrias de doom.”

Formação:
Michael Enevoldsen – baixo, teclados
Frederik O’Carroll – guitarras
Sonja Rosenlund Ahl – vocais
Danny Bo – guitarras
Ove Lungskov – bateria

Loja virtual:
https://bit.ly/pzc-bnd

Single digital “Sister Death”:
https://bfan.link/sister-death

Formação:
Michael Enevoldsen – baixo, teclados
Frederik O’Carroll – guitarras
Sonja Rosenlund Ahl – vocais
Danny Bo – guitarras
Ove Lungskov – bateria