A nova potência do metal finlandês, Planeetta 9 vem estampando cada vez mais o cenário do metal extremo com lançamentos muito bem sucedidos e elogiados pela mídia especializada e com ótimos números nas plataformas digitais. Após um hiato de 2 anos, a banda volta com um novo single, o primeiro de 2023, intitulado “Elämä On Helppoja Varten”, que chega acompanhado de um incrível videoclipe que pode ser visto acima. A canção apresenta a ideologia pesada, ousada e caótica da banda, junto com o som agressivo e peculiar, que traz uma atmosfera sonora nostálgica ao mesmo tempo que exala um frescor sincero graças a energia jovial e mente visionária dos integrante.
“Elämä On Helppoja Varten” apresenta com a sonoridade oldschool do doom metal e a sensibilidade do thrash/death metal e boas doses de metal moderno, provando que a banda soube usar todas suas influências e misturar de uma jeito peculiar para criar sua própria identidade no cenário musical. Há diversos elementos na canção original que nos fazem lembrar da vibe do Black Sabbath e Candlemass uma exuberância de Ministry com a sensualidade de HIM e mas com o toque moderno de Sólstafir, fazendo com que o conjunto da obra é maravilhoso, desde o visual extravagante até a sonoridade exclusiva.
Os riffs de guitarra são agressivos e pesados, destilando a energia do doom metal – lembrando a técnica e criatividade de Tony Iommi– , a bateria segue o ritmo rápido e potente fervendo o puro thrash metal mas com muito mais habilidade e técnica, deixando a sonoridade mais moderna, junto com o baixo que marca forte presença em um groove potente e mantendo o clima pesado. Os vocais de Jukka Salo cantam rimas brutais (em finlandês) com sua voz forte e corajosa que trazem um toque mais moderno ao mesmo tempo que soa retro, com um poder de convidar o ouvinte para uma imersão sonora exclusiva. A melodia faz a canção grudar na mente logo na primeira vez, despertando a vontade de estar em um show da banda.
A canção mantem a frequência, conduzindo o ouvinte em uma viagem sonora inesquecível, com destaque na forma como os músicos misturam estilos dentro do metal e de uma maneira peculiar criou um hit atemporal perfeito para os fãs do estilo, conversando diretamente com seu instrumental e com o ouvinte, transmitindo diversos sentimentos de raiva, animação e meditação, de forma satisfatória – um estilo e forma de tocar que remete aos países nórdicos, despertando o sentimento de frieza.
Planeetta 9 chegou para ficar, com poucos lançamentos já ganhou destaque e segue repleto de ideias vibrantes e exclusivas, sendo uma banda potente, de ideias agressivas e de pura nostalgia e imersão com um domínio tão forte e confiante sobre seu som, que consegue encantar desde o público mais exigente até quem busca bandas novas. A banda prova que está no caminho certo para estar entre os grandes nomes da música atual.
Acompanhe Planeetta 9 nas redes sociais:
https://www.facebook.com/Planeetta9/
https://planeetta9.bandcamp.com/
https://www.instagram.com/planeetta9/
Planeetta 9 é uma banda do sul da Finlândia tocando doom emocional temperado com música folclórica finlandesa. A formação musical desse grupo começou a partir de 2016, mas a base foi construída lentamente ao longo de mais de duas décadas. A antiga assembléia levava o nome de Saarnastuoli.
A música do Planeetta 9 é uma experiência de metal versátil, desde sequências lentas e massivas até elementos de rock espacial e partes acústicas suaves. De muitas influências musicais, aqui estão algumas que valem a pena mencionar: Weeping Willows, Paradise Lost, Black Sabbath, Agents, Rauli Badding Somerjoki, Type O Negative, Sólstafir e os primeiros HIM.
A banda é formada por Jukka Salo (vocais), Sami Suominen (Guitarras ), Tomi Ranta-Kahila (Guitarras), Lauri Heikkinen (Teclados), Ville Kankaanpää (Baixo) e Erno Liukkonen (Bateria).
Risto Vauras