Refugiadas é uma banda de punk rock formada em setembro de 2021, em plena pandemia, na cidade de São Paulo, por quatro amigas – Angelita (vocal), Tati (guitarra), Kéu (baixo) e Débora (bateria), com o mesmo objetivo em comum: fazer um som que expressasse todas as suas angustias e inquietações quanto às inúmeras injustiças, com ênfase na questão de classe e as maneiras como esta é vivenciada na inteseccionalidade raça e gênero.
Com sonoridade e temáticas marcantes, eis que a banda lança seu álbum homônimo, Refugiadas (2023), produzido por Daniel Zapata, gravado na Zapata Produções arte de capa assinada por Keullin Souza e distribuição pela Red Star Studio. O álbum conta com oito faixas, 15:26 de puro punk rock, críticas contundentes ao neoliberalismo, ideologia que escraviza mentes e corpos, com sua táticas de exploração e esvaziamento de pautas. O debut da banda aborda temáticas como violência de gênero, fanatismo religioso, negacionismo, crimes ambientais e contra dignidade humana, perseguição aos povos originários, preconceito, fome e todo retrocesso trazido com o avanço da extrema direita no poder.
“São muito devotos. São fanáticos religiosos. Terraplanistas e negacionistas. Deturparam nossos ideais com suas praticas fascistas” (Planos de Morte, Refugiadas, 2023).
Refugiadas surge em pleno caos pandêmico. Em um momento onde a cultura estava sendo constantemente atacada, situação de calamidade pública no qual milhares de vidas foram perdidas por negligencia de um governo genocida. Com a nítida intenção de alienar a população da realidade, espalhava-se factoides, tudo em nome da ganância e poder. A música sempre foi e sempre será também instrumento de resistência.
“A sociedade e o Governo Maldito. Por ignorância, dinheiro e poder. Tiram dos povos originários seu direito de viver. Extorsões, invasões, genocídios. Desde a colonização submetem os povos indígenas a todo tipo de exploração.” (Povos Originários, Refugiadas, 2023).
A banda Refugiadas com menos de dois anos de existência, já coleciona em seu currículo shows ao lado de bandas referências do punk nacional: Inocentes, Cólera, Mercenárias, Jão e a Decadente Família Brasileira, Periferia S.A., Gritando H.C, dentre outras.
“Será que eu escolhi ser assim ou escolheram por mim? Será que era uma opção? Ou nos prenderam dentro de um padrão?” (Padrões de Beleza, Refugiadas, 2023).
O álbum encontra-se disponível em todas as plataformas digitais. Ouça na sua plataforma preferida!
Refugiadas (2023)
Tracklist:
1. Intro
2. Césio-137
3. Padrões de Beleza
4. Planos de Morte
5. Refugiadas
6. Sistema de Fome
7. O Mulherão
8. Povos Originários
Redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/refugiadas_banda/
Youtube: https://music.youtube.com/browse/MPREb_dTOaJdHjx6q
Spotify: https://open.spotify.com/album/59V2GMYQFlqiG17DfFoco3?si=GymhdC5nQvuqFwxBKgCubg