Assim como aconteceu aqui no Knotfest Brasil 2022, uma enxurrada de críticas se abateram sobre as organizações de festivais europeus por incluírem o Pantera como uma de suas atrações.
Muitas pessoas recentemente se manifestaram nas redes sociais contra as apresentações planejadas do Pantera (ou o que restou dele) nos festivais Rock am Ring e Rock in the Park, ambos na Alemanha, que acontecem neste ano de 2023. O pano de fundo destas críticas era um vídeo do cantor Phil Anselmo de 2016 no qual ele fazia a saudação nazista.
Agora foi a vez da banda alemã Die Toten Hosen ter que argumentar e se explicar com relação às críticas que estão acontecendo e o motivo pelo qual resolveram aceitar o convite para tocar no festival ao lado do tributo à banda estadunidense.
Segue o comunicado do Die Toten Hosen:
“Queridos fãs,
Muitos de vocês devem ter notado que há discussões acaloradas sobre os festivais Rock am Ring / Rock im Park deste ano. A razão para isso é uma apresentação planejada da banda Pantera, da qual o vocalista Phil Anselmo tem um vídeo circulando pela Internet fazendo gestos graves de extrema direita, datado de 2016. Em primeiro lugar: achamos ótimo que muitos visitantes do RaR e do RiP sejam politicamente sensíveis e questionem com críticas ávidas aos fatos relacionados à música e aos atos que estão realizando. Especialmente quando se trata de racismo, homofobia ou extremismos de direita. Essa é uma das razões pelas quais sempre gostamos de tocar nestes festivais e porque esta também era a vibração que sentíamos repetidamente vindas de vocês: cosmopolita, tolerante e contra a exclusão.
Quando concordamos em tocar nos festivais deste ano, não havia menção ao Pantera. Não tínhamos a banda abaixo de nosso radar até agora, porque musicalmente eles nunca foram algo que curtimos musicalmente e depois tivemos que pesquisar os fatos por nós mesmos.
Resumindo: o vídeo, que mostra Anselmo obviamente bêbado saudando Hitler e gritando um slogan racista em 2016 é repulsivo e nojento. Mesmo que ele tenha se desculpado logo depois por seu comportamento ridículo e desde então tenha insistido de que não é racista e que aprendeu com seu comportamento na época, a questão permanece sobre a credibilidade de seu pedido de desculpas e como lidar com esse problema. Durante nossa pesquisa sobre o assunto, vimos que o Pantera se apresentará em vários festivais europeus este ano, onde se apresentarão bandas como Flogging Molly, Rancid, The Baboon Show, Fever 333, Napalm Death e nos Estados Unidos eles tocarão ao lado de Bad Religion. Todas estas bandas dificilmente possuem um pensamento de extrema direita. Curiosamente, o agente europeu do Pantera é o mesmo que agenda exclusivamente os shows do Rage Against The Machine na Europa. A maioria do mundo do rock parece acreditar na redenção do vocalista. Com o RATM, provavelmente, pode-se supor que eles não se deixariam representar por um agente que também tem bandas extremistas de direita em seu cast. Nós mesmos nunca conhecemos Phil Anselmo e não podemos julgar qual foi a sua verdadeira intenção. Achamos toda a situação complicada e lamentável.
Em última análise, não temos influência sobre a programação do festival e temos que confiar na equipe de escalação dos festivais RaR/RiP para verificar cada ato minuciosamente para ver se ele se encaixa no ambiente do festival e se é compatível com seu espírito. Isso funcionou bem no passado e assumimos que este caso especial também será examinado em detalhes e as consequências necessárias serão assumidas, se necessário.
Como é sabido, sempre fomos claramente contra a direita e o racismo. Através da nossa cooperação e apoio à várias iniciativas e ativistas nesta área, sabemos por experiência própria o quão difícil e desconfortável pode ser colocar-se no caminho destas correntes que estão fora da sua própria zona de conforto. Agradecemos a todos os que incansavelmente lideram esta luta e continuarão a fazê-lo de forma consistente.
Die Toten Hosen, Janeiro de 2023″