Os Titãs são conhecidos por sua postura mais progressista e ao longo da história, fizeram críticas sociais em suas letras: temas como o capitalismo (“Homem Primata“), a fome (“Comida”), a violência urbana (“Violência“) e também uma ode a alguns dos maiores facínoras da história da humanidade, que se tornou a música “Nome aos Bois“.
A música faz parte do álbum “Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas“, lançado originalmente em novembro de 1987. No ano passado, nós publicamos um texto no nosso quadro Memory Remains sobre os 35 anos do histórico álbum, que faz parte da fase de ouro vivida pela banda, que durou desde “Cabeça Dinossauro” (1986) até “Titanomaquia” (1993) e na ocasião, nós citamos que se a música fosse composta nos dias de hoje, ela provavelmente teria o nome de um facínora bem atual, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que a cada dia que passa, é envolto em mais um caso de escândalo, você pode ler o texto clicando AQUI. Se eles chegaram a ler nossa “sugestão”, nunca saberemos, mas o fato é que na turnê atual que celebra os 40 anos de existência da banda, Nando Reis resolveu incluir o nome deste facínora entre nomes como Hitler, Plínio Salgado, Baby Doc, Nixon, entre outros desprezíveis.
Veja abaixo um vídeo da banda tocando “Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas” e “Nome aos Bois“, com a devida citação de Nando Reis.