O finlandês Tom Tikka tem feito música a vida inteira, tanto solo quanto com várias combinações. Para seu último lançamento, “Venetian Rubber Boots”, une forças com Minds Behind the Music para para combater as mudanças climáticas, em um single humanitário e muito bem composto e produzido, provando o porquê Tom Tikka está entre os melhores da música atual.
A canção mostra a ideologia artística, ousada e cativante do artista, junto com o som penetrante e peculiar, que traz uma atmosfera sonora nostálgica ao mesmo tempo que exala um frescor sincero graças a energia jovial e mente visionária de Tom Tikka, criando uma vibe majestosa para amantes de rock’n’roll clássico – onde o artista adora dobrar e moldar gêneros musicais.
Em “Venetian Rubber Boots” é possível se certificar que Tom Tikka canta com o coração, e consegue ver através da alma do ser humano, dividindo experiências e sentimentos com o ouvinte – de forma intimista, o artista coloca toda sua emoção na música. Os riffs de guitarra são charmosos, cintilantes e bem característicos do rock’n’roll – nos embalando com suavidade e reflexão -, a bateria segue o ritmo destilando energia, junto com o baixo que marca forte presença em um groove potente e tudo se completa com os vocais quentes e hipnotizantes que convidam o ouvinte para essa viagem sonora que remete aos clássicos dos anos 70 e 80.
A harmonia é cativante e quente, trazendo um toque mais moderno ao mesmo tempo que soa retro, com um poder de mudar o tons de forma inebriante, transmitindo mais sensação de empoderamento e muita técnica e talento. A canção mantem a frequência, conduzindo o ouvinte em uma viagem sonora inesquecível, com destaque na forma como a banda misturou estilos e de uma maneira peculiar criou um hit atemporal, perfeito para os fãs do estilo, conversando diretamente com seu instrumental e com o ouvinte, transmitindo diversos sentimentos e uma vibe leve, hipnotizante e satisfatória.
“Eu vi essa imagem de pessoas com água até o pescoço, carregando malas e crianças, tentando sair da histórica Veneza e pensaram que alguém deveria fazer algo sobre isso, então escrevi ‘Venetian Rubber Boots'”, conta Tom Tikka.
Acompanhe Tom Tikka & The Missing Hubcaps nas redes sociais:
https://www.facebook.com/ImpersonatorsBand/
https://www.tomtikka.com/
https://www.instagram.com/1mpersonators_band/
Tom Tikka começou a tocar violão aos seis anos de idade, depois de ouvir “Lonely Boy” de Paul Anka no velho Chevrolet de seu pai. Logo depois, ele começou a escrever canções. O primeiro contrato de gravação de Tikka foi um contrato solo com uma pequena gravadora independente finlandesa Olarin Musiikki. Infelizmente, o EP que ele gravou para a gravadora sumiu tão rápido quanto foi lançado.
Decepcionado, Tikka se afastou da música por alguns anos, mas começou a escrever canções novamente quando seu irmão Lappe Holopainen sugeriu que eles formassem uma equipe de compositores. Lappe fundou um grupo que ele estava convencido de que iria longe. Este grupo era Carmen Gray. Carmen Gray assinou contrato com a Sony/BMG em 2005. Eles gravaram três álbuns e um EP.
Todo o catálogo do grupo (incluindo sucessos de rádio como “Lost In My Mind Again”, “Gates Of Loneliness” e “Life Can Be Beautiful”) foi escrito por Tom Tikka e Lappe Holopainen. Depois que Carmen Gray se separou em 2013, Tikka formou The Impersonators, indicado ao prêmio Josie, com o poeta Antti Autio. Em 2017, The Impersonators assinou com a gravadora alemã FBP.
Juntamente com seu produtor Janne Saksa, a dupla lançou músicas com ótimas críticas e uma quantidade considerável de atenção do rádio. Em abril de 2020, Tom iniciou sua carreira solo aclamada pela crítica, que até agora produziu dois singles # 1: “Doormat” e “With Eyes Closed”.
Elina Suominen