O guitarrista Tom Verlaine, vocalista da banda Television, proeminente no cenário do punk rock nova-iorquino dos anos 1970, morreu aos 73 anos. A morte de Verlaine foi anunciada por Jesse Paris Smith, filha da ex-namorada, amiga e colaboradora de longa data Patti Smith. Ela não especificou a causa, dizendo que ele morreu “após uma breve doença”.
Verlaine nasceu Thomas Miller em Nova Jersey, mas adotou seu nome artístico em homenagem ao poeta simbolista francês, Paul Verlaine. Talento surgido no extinto clube CBGB’s em Bowery, em Nova York, teve como contemporâneos Blondie, Ramones e Talking Heads.
Embora a banda nunca tenha obtido grande sucesso comercial nos EUA, o Television conseguiu três singles de sucesso no Top 40 do Reino Unido e foi aclamado por seus álbuns “Marquee Moon” e “Adventure”. Curiosamente, tiveram mais sucesso no Reino Unido do que em seu país natal.
A separação do grupo veio em 1978 após seu segundo álbum “Adventure” e sua reunião só ocorreria novamente no álbum autointitulado “Television” de 1992, lançado pela Capitol Records e com apresentações esporádicas ao vivo.
Verlaine lançou oito álbuns solo entre os anos de 1979 e 1992. Depois de um hiato de 14 anos no estúdio, o guitarrista reapareceu em 2006 com “Songs and Other Things” e o instrumental “Around”, lançados simultaneamente pelo selo independente Thrill Jockey, de Chicago.
Ele também trabalhou com vários músicos depois do Television. Ele começou o supergrupo Million Dollar Bashers com Lee Ranaldo e Steve Shelley, do Sonic Youth, o guitarrista do Wilco, Nels Cline, o baixista de Bob Dylan, Tony Garnier, o guitarrista Smokey Hormel e o tecladista John Medeski. Eles passaram a ajudar na trilha sonora da cinebiografia de Bob Dylan, “I’m Not There”. Verlaine também colaborou com David Bowie, Violent Femmes e James Iha, entre outros.