Memory Remains

Tornado atinge casa de shows nos EUA após apresentação das brasileiras do Crypta, uma pessoa morreu

Tornado atinge casa de shows nos EUA após apresentação das brasileiras do Crypta, uma pessoa morreu

1 de abril de 2023


A banda brasileira Crypta, em sua primeira turnê pelos Estados Unidos, divulgando seu álbum de estreia “Echoes of the Soul”, estava se apresentando juntamente com as bandas Morbid Angel, Revocation e Skeletal Remains quando a cidade de Belvidere, Illinois, foi atingida por um tornado, causando a morte de pelo menos uma pessoa e deixando outras 28 feridas, cinco delas em estado grave.

A tragédia ocorreu pouco antes da apresentação da banda Morbid Angel, na noite de sexta-feira, 31 de março, quando o teto do Apollo Theater desabou. Segundo a polícia de Belvidere, havia 260 pessoas no local quando o colapso ocorreu. A capacidade do teatro é de cerca de 1.500 pessoas, e há informações de que todos os ingressos haviam sido vendidos.

As autoridades foram notificadas pelo Serviço Nacional de Meteorologia de um alerta de tornado às 7h45 da noite. De acordo com o chefe do Departamento de Bombeiros de Belvidere, Shawn Schadle, o teto desabou dez minutos depois.

As integrantes da banda Crypta (que já haviam se apresentado antes do incidente) e os integrantes das outras bandas de abertura não sofreram ferimentos, mas ficaram abalados com o ocorrido.

A guitarrista Tainá Bergamasch postou no Instagram:
“Estamos vivas e seguras! Todas as bandas da tour estão seguras e bem! Um tornado passou em cima da casa de show assim que saímos do palco, perdemos nosso motorhome, mas estamos bem! Obrigada pela preocupação! Em breve atualizamos.”

Fernanda Lira, vocalista da banda Crypta, postou:

“Um tornado passou em cima da casa de show assim que saímos do palco. Estamos bem. Meu coração está com todos os fãs que morreram hoje após a queda do teto e com os familiares deles. Também estamos com todos os fãs que ficaram gravemente feridos. Sentimos muito.”

Estevam Romera, guitarrista do Desalmado e fotógrafo que acompanha a banda brasileira na turnê, postou no Instagram uma imagem do motorhome destruído.

Renan Facciolo/Divulgação