Ícones canadenses do power metal moderno Unleash the Archers anunciaram recentemente o lançamento de seu sexto álbum de estúdio, Phantoma, previsto para ser lançado nesta sexta-feira, 10 de maio de 2024 pela Napalm Records. Após seus aclamados singles mais recentes “Green & Glass”, “Ghosts In The Mist” e “Seeking Vengeance”, hoje, a banda inaugura a semana de lançamento com o hino épico de encerramento do álbum “Blood Empress”. A faixa conta uma história agridoce com refrões arrepiantes e emocionantes antes de encerrar com um ataque grandioso de blastbeat em meio a um mar de vozes.
No novo álbum conceitual, os ouvintes se juntam à protagonista Phantoma, uma unidade da Fase 4 / Network Tier 0 – modelo A, em uma jornada inspiradora, porém angustiante, enquanto ela descobre as verdades brutais por trás do brilho fabricado da mídia social, posicionando-se em um futuro próximo e distópico do planeta Terra. Com a mistura única de power metal, heavy metal tradicional, progressivo moderno e pitadas de pop, Phantoma tece uma teia de musicalidade afiada, alto conceito de ficção científica e posicionamentos sociais importantes.
Brittney Slayes do Unleash the Archers comenta sobre “Blood Empress”:
“Essa foi a última música que escrevemos para o álbum e a escrevemos juntos em nosso Airbnb enquanto estávamos gravando. Sempre gostamos de salvar uma música para escrevermos juntos no estúdio para dar uma espécie de registro instantâneo do espaço em que estávamos.
Queríamos fazer um pouco mais de uma faixa de rock de rádio e que fosse algo simples que fosse incrível de tocar ao vivo e potencialmente encerrar o set.
A história do álbum termina com Phantoma destruindo o Coletivo e o Conselho Humano que antes se opunham a ela, mas agora ela tinha toda a humanidade e os robôs olhando para ela para saber para onde ir em seguida. Queríamos que a música parecesse sombria, mas também triunfante, e que fosse cativante o suficiente para fazer o ouvinte querer começar o álbum novamente. O vídeo foi filmado mais uma vez pelo RuneGate Studio e eles fizeram um trabalho incrível ao encontrar um cenário que pudesse equilibrar o lado sintético e o humano da história. Todos nós amamos essa faixa no UTA e esperamos que todos vocês também possam bater cabeça nela!”
Entrelaçando realidade com imaginação, Unleash the Archers foram inspirados a utilizar elementos de IA durante a criação de Phantoma, de acordo com seu tema inovador. A vocalista e letrista Brittney Slayes conjurou o conceito do álbum em 2021; antes que o enxame de comentários urgentes em torno da IA começasse a atingir o ponto mais alto.
A banda teceu elementos eletrônicos e synthwave ao longo dos 10 hinos colossais do álbum, que – em linha com seu tema – se mostram muito mais sombrios e pesados em comparação com a positividade brilhante de Abyss. A abertura do álbum “Human Era” dá o tom com imagens de uma paisagem futura sombria e varrida pelo vento que cresce de cabeça no ritmo alucinante do bastião do power metal “Ph4/NT0mA” – uma obra-prima de duelos de solos de guitarra e acrobacias vocais. “Buried In Code”, influenciado pelo trad-metal, ilumina o caminho com ritmos violentos antes que o caminho do álbum se torne sombrio em “The Collective” endurecido pelo heavy metal, com os tons quentes de Brittney Slayes convidando o ouvinte a ‘juntar-se ou afastar-se’! O arrepiante primeiro single “Green & Glass” revela a verdade antes da animada “Gods In Decay” com sabor dos anos 80 e o extraordinário hino balado “Give It Up Or Give It All” mostrarem a variada habilidade de composição musical da era moderna de Unleash the Archers . Uma trifeta de fechamentos de conceito começa com a melancólica “Ghosts In The Mist”, levando à crescente, porém ameaçadora, “Seeking Vengeance” antes de encerrar com a história agridoce de “Blood Empress”.
Mixado e masterizado por Jacob Hansen, e com o guitarrista Andrew Kingsley no comando como principal compositor e produtor, Phantoma é um avanço emocionante na maestria de composição e narrativa de Unleash the Archers, e um salto gigante em sua imponente trajetória musical.
Tracklist:
1. Human Era
2. Ph4/NT0mA
3. Buried In Code
4. The Collective
5. Green & Glass
6. Gods In Decay
7. Give It Up Or Give It All
8. Ghosts In The Mist
9. Seeking Vengeance
10. Blood Empress
Formação:
Brittney Slayes – Vocais
Scott Buchanan – bateria
Grant Truesdell – guitarra, voz
Andrew Kingsley – guitarra, voz
Nick Miller – baixo