Shadows Decay, uma banda de thrash/groove metal oldschool originária d Costa Rica, emerge com seu novo EP ‘Agent of Chaos’, trazendo uma sonoridade crua e direta, que vai agradar especialmente os fãs do estilo mais tradicional do gênero. Fundada por Néstor, Nacho, Daniel e Jeyson, a banda entrega uma performance densa e brutal em todas as seis faixas do disco.
A abertura com “Dry You Out” é um convite para o mundo pesado e sombrio de Shadows Decay, com riffs pesados e vocais guturais intensos, já mostrando logo de cara para que a banda veio. “Falling of Mind” mantém o ritmo cadenciado e grave, emulando o som gordo e rápido do Thrash Metal americano, mas aqui temos levemente o toque mais groove, muito inspirado em Pantera, tanto nos vocais quanto na melodia.
Na faixa título, o tom agressivo característico do grupo continua. Um ponto interessante é o detalhe de ouvirmos os trastejos dos dedos escorregando nas cordas distorcidas, que criam ruídos agudos e enfatizam ainda mais a violência do som. Esta é a faixa mais comercial do disco, onde é possível perceber a influência oldschool da banda, mas há um toque mais moderno, sendo perfeitamente uma banda nova que soube abraçar a modernidade e criar um ambiente moderno influenciado pelos pioneiros do estilo. Ouso rotular como New Thrash Metal.
“Bringer os Death” continua a brutalidade e explode de agressividade e riffs sinuosos que vem e voltam e convidam a todos para bater cabeça. Aqui sentimos muita influência do Exodus nos vocais e nos riffs – puro suco do thrash metal, uma tempestade sonora. “Only Lies” entrega riffs de guitarra memoráveis e pesados, destilando a energia do thrash metalcru, a bateria segue o ritmo rápido e potente, fervendo o puro metal moderno, junto com o baixo que marca forte presença em um groove forte e mantendo o clima denso, para criar um som mais acessível e memorável. Os vocais cantam rimas brutais com voz forte e corajosa. O solo é simples mas potente.
Para encerrar, “Pseudo Social” entrega uma faixa dilacerante, com a rapidez admirável do estilo, a faixa se apresenta como um encerramento épico, afinal é a faixa mais complexa e diferente do disco, com variações rítmicas e um trabalho de solo mais melódico, a faixa é uma explosão de dinamismo sonoro brutal e incontestável. Shadows Decay está moldando o cenário do metal extremo com seu trabalho.
No entanto, é importante notar que Shadows Decay não se aventura muito além dos limites do estilo tradicional de thrash/groove metal. O grupo pisa no freio quando o assunto é criar melodias mais inovadoras e não convencionais. Isso resulta em um som que, embora bem executado e fiel às raízes do gênero, não oferece grandes surpresas ou inovação. Para aqueles que são fãs de bandas como Exodus, Slayer e principalmente Pantera, Shadows Decay oferece exatamente o que se espera: riffs pesados e rápidos, vocais guturais e rasgados e uma atmosfera sombria. Para os apreciadores de thrash metal clássico, ‘Agent of Chaos’ é um prato cheio, mantendo-se fiel aos fundamentos do gênero sem explorar novos territórios sonoros.