O Epica está chegando ao seu nono álbum de estúdio com “Aspiral”, que chega às lojas no dia 11 de abril pela Nuclear Blast e Shinigami Records no Brasil. A grandiosidade das composições e o talento da vocalista Simone Simons colocam os holandeses em um patamar privilegiado dentro do Symphonic Metal, e a expectativa é sempre alta em cada lançamento. Chegou o grande momento! Vamos conferir essa nova obra-prima que chega aos nossos ouvidos.
O álbum foi produzido pela própria banda, em colaboração com Joost van den Broek, um colaborador de longa data do Epica. Essa parceria garante que a essência do som da banda continue a brilhar, enquanto eles exploram novas direções.
O som do Epica é conhecido pela sua abordagem pesada com elementos do Metal Sinfônico, e “Aspiral” não é diferente. “Cross The Divide” conta com riffs diretos e densos, um ritmo acelerado e um refrão marcante que te deixa ansioso pelo que vem a seguir. “Arcana” explora o lado mais melódico, com ênfase na orquestração e uma harmonia melancólica, com cantos líricos acompanhando a performance impecável de Simone. A faixa termina com um destaque para os guturais de Mark Jansen, deixando a composição ainda mais tensa. “Darkness Dies in Light – A New Age Dawns Part VII –” explora a dinâmica dos dois vocalistas, como um diálogo. O instrumental é grandioso, com grande atenção para as partes orquestradas que acompanham um riff contagiante. A faixa conta com mudanças de ritmo, dando um toque de Metal Progressivo em momentos específicos.
“Obsidian Heart” desacelera as coisas, mas não chega a ser uma balada, pois tem uma base pesada que destaca a voz de Simons. A performance dela é sempre um show à parte nos álbuns do Epica, mas é sempre bom relembrar o quão incrível ela é como vocalista. “Fight to Survive – The Overview Effect” conta com elementos modernos em meio à sinfonia, as guitarras aparecem de forma mais sutil e abafada, mas estão lá. Destaque para a ponte, onde Simone entrega uma performance melancólica que nos leva a um ótimo solo de guitarra. “Metanoia – A New Age Dawns Part VIII –” tem corais que elevam cada nota para um momento épico. Os guturais voltam com mais força e dialogam bem com os vocais limpos. A faixa tem uma grandiosidade incrementada pela orquestração, que contrasta muito bem com o instrumental da banda, que é pesado e tem riffs muito bem casados com a bateria.
“T.I.M.E.” é o single mais recente do álbum. A música conta com a participação do Hellscore Choir, que adiciona uma camada extra de profundidade e grandiosidade à canção. A complexidade da composição é notável, com orquestrações e blast beats que enriquecem a audição. “Apparition” tem um ritmo mais grooveado nos versos, com um refrão marcante. Uma música mais direta que as anteriores, além de mais pesada e tensa. “Eye of the Storm” tem um ritmo acelerado e apresenta os guturais com mais destaque, contrastando com Simone, o que cria uma dinâmica interessante. Faixa curta, assim como a anterior, mas que não perde em qualidade.
“The Grand Saga of Existence – A New Age Dawns Part IX –” inicia com um clima sereno que parece nos levar para a Terra Média. Apresenta uma base com violões em seus versos que logo nos levam a um refrão poderoso e cativante, uma verdadeira ode ao Symphonic Metal tocado com maestria. A faixa derradeira é a que dá nome ao álbum. Uma melodia melancólica do piano acompanha a voz angelical de Simone Simons. A faixa vai crescendo e ganhando mais elementos, como violinos e violoncelos que vão dando mais tensão à composição, que ainda puxa uma orquestração ao seu final, trazendo a banda toda para um encerramento belíssimo.
O Epica vem mostrando cada vez mais a sua grandiosidade na cena do Metal mundial. Não somente fazendo turnês incríveis e sendo headliner em grandes festivais, mas evoluindo a cada lançamento. Quando você pensa que não há mais para onde a banda ir, eles te dão um tapa na cara com música boa e grandiosidade. Pode anotar, “Aspiral” vai figurar no top 10 de muita gente em 2025. Apenas se delicie com esse ótimo álbum!
Tracklist:
01. Cross the Divide (04:18)
02. Arcana (05:02)
03. Darkness Dies in Light – A New Age Dawns Part VII – (07:59)
04. Obsidian Heart (05:04)
05. Fight to Survive – The Overview Effect – (06:10)
06. Metanoia – A New Age Dawns Part VIII – (07:17)
07. T.I.M.E. (03:58)
08. Apparition (04:12)
09. Eye of the Storm (04:43)
10. The Grand Saga of Existence – A New Age Dawns Part IX – (06:50)
11. Aspiral (05:39)
SIMONE SIMONS: Vocal
MARK JANSEN: Gutural / Guitarra / Orquestrações
ISAAC DELAHAYE: Guitar / Backing Vocal
ROB VAN DER LOO: Baixo
COEN JANSSEN: Teclado/ Piano / Orquestrações
ARIËN VAN WEESENBEEK: Bateria