Resenhas

Footprints

John Michael Hersey

Avaliação

8.5

John Michael Hersey tem uma longa trajetória como cantor, compositor e ator. Hersey já lançou dezoito álbuns, incluindo o mais recente “Wildwood” em agosto de 2023. Seu novo trabalho, “Footprints”, é um testemunho vibrante de sua capacidade de mesclar rock, pop, folk, blues e country em uma tapeçaria sonora sofisticada e acessível.

 

Criando um som nostálgico e simples, John reflete uma rica história musical em “Footprints”, que é um álbum composto por 12 faixas que são um passeio pelas diversas influências de Hersey. O álbum abre com “Everybody Wants It Now”, uma canção que começa com um riff de guitarra contagiante, seguido por uma batida pulsante que estabelece o tom para o resto do álbum.  Um Rock N Roll Classudo e cheio de atitude.

“I Get Down” segue a mesma linha da faixa anterior,  a guitarra em primeiro plano criando riffs quase solados realmente brilha e um piano de saloon, criando um carimbo sonoro e muito chamativo. É uma faixa que captura a essência do Rock N Roll e Blues Rock, com um toque de rock clássico.

“Luster” oferece uma mudança de ritmo, trazendo um som mais suave e melódico. A canção cria paisagem sonoras nostálgica e campestestre, com um arranjo instrumental que te empurra para as colinas verdes e a visão da estrada quase que instantâneamente, resultando em um som que evoca uma sensação de liberdade e saudosismo .

Em “Tuesday Is Blues Day”, a banda retorna ao blues, mas desta vez com uma pegada mais tradicional. A harmonia entre os instrumentos e a vibe Saloon Jazz, aliados à performance vocal de Hersey preenchem um lado noir de nossas mentes, lembrando canções de Eric Clapton em sua década de 80.

“Beheave” é uma faixa interessante, com uma guitarra distorcida e um ritmo mais cadenciado as influências clássicas ficam óbvias. A faixa tem estampado em cada nota a referência de Joe Bonamassa e  Stevie Ray Vaughan, criando uma textura sonora rica e envolvente.

“Break the Glass” é a faixa romântica do disco, com uma batida lenta e guitarras levemente distorcidas que são características dos southern bluesy love songs. “Break the Glass” não chega a surpreender, mas é uma peça muito boa dentro do disco, serve de respiro e fuga, ajudando assim o desempenho das outras faixas.

“Possibility” traz a veia Johnny Cash de Hersey, ou deveria mencionar a veia “Hank Williams Jr”, afinal é como se estivéssemos ouvindo uma composição de “Wild Streak” de 1988. Isso de maneira nenhuma é algo ruim, afinal significa que Hersey foi certeiro em sua proposta e consegue convencer e se encaixar em um cenário.

Em “Nothing”, uma faixa minimalista, onde menos é mais. O violão é o destaque, acompanhado por uma batida simples, permitindo que a voz emotiva de Hersey brilhe através de sua simplicidade. Os poucos e pontuais momentos em que sua guitarra entra, é para “responder”as provocações melódicas do vocal de Hersey. Ao final da canção, Hersey solta um a capela que mostra toda sua habilidade e talento vocal, surpreendendo e finalizando a canção com estilo

“The Time Has Come” eleva novamente o ritmo com uma abordagem mais Rock n Roll a 50 ‘s. Um Rock N Roll alegre e urgente que encanta e passa uma mensagem de urgência e chamado para ação, enquanto “Without Annette” entra com uma melodia cativante e uma vibe Bob Dylan, um Folk Rock classudo e muito bem executado. A banda parece estar se divertindo a todo momento, e essa energia é contagiante.

“People Like Me” é uma canção que ressoa o country rock novamente, mantendo a aura do disco e nos preparando para “Grow Where You’re Planted”, faixa que encerra  o álbum com a mensagem central de “Footprints”: a ideia de crescimento e adaptação e ade as origens, cresça onde você foi “plantado”. A música é uma conclusão satisfatória e harmoniosa a essa jornada nostálgica.

“Footprints” de John Michael Hersey, ao mesmo tempo em que destaca a nostalgia e as relações de simplicidade e atitude. É um álbum que refresca e renova a música simples e campestre americana, se você gosta de Bob Dylan, Hank William, Willie Nelson, Lynyrd Skynyrd e tantos outros clássicos, você está pronto para colocar Hersey em sua lista.