Jon Slow lançou no último mês de março, o álbum “Haystack Rock” um álbum de rock acústico que mistura psicodelia, rock setentista e o cheiro de grama do campo. Com uma melodia familiar e um violão folk e vocais suaves, este álbum é a trilha sonora perfeita para uma viagem lisérgica inspirada na era de Aquarius. Com 12 faixas, o álbum tem uma gama significativa de boas músicas, aqui citaremos as que mais nos chamaram a atenção.
Começando com “Read Your Mind”, temos dois elementos muito presentes em todo disco, o violão, o sax e a flauta. Além deles, o clarinete e a guitarra completam a bela alquimia musical que é esta primeira faixa, cheia de nostalgia e vitalidade jovem hippie. A 2ª faixa – “I am the Wind” muda o clima hippie setentista de campo direto para um rock de praia ao maior estilo Lenny Kravitz , e os versos corridos lembram a métrica de um Rap. Jon Slow soube muito bem usar esses artifícios de outros estilos para compor “I am the Wind”.
Outro belíssimo destaque já se encontra na sequência da terceira faixa, “Smile”, essa canção traz o clima hippie de volta, assim como a flauta característica da primeira faixa. Um Folk estradeiro calmo e aconchegante, facilmente o som de Jon Slow pode ser aplicado para todas as idades devido o teor suave e familiar de suas músicas, podemos usar como exemplo a sexta faixa intitulada “Next To Me” que tem exatamente o mesmo clima folk celta, tudo muito calmo e quase que angelical.
Seguido de “Next To Me”temos uma outra surpresa, dessa vez mais “pesada” – soando quase que como um tributo ao rock setentista dos artistas como Blue Oyster Cult e Creedence Clearwater Revival só que com toque único de Jon Slow, “Tomorrow Is Today” vai te surpreender assim como eu fiquei surpreso com essa canção.
Um baita homenagem é o mote principal da oitava canção do álbum. “Tom Petty is the Soundtrack” nos dá uma pista das referências magníficas de Jon Slow para esse álbum. Outra belíssima canção que carrega seu violão característico e exibe diferentes níveis de tranquilidade.
Chegando na reta final, outro belo destaque é a maravilhosa faixa “Attract the Light”, o dedilhado da guitarra distorcida traz um brilho a canção, que só se expande com o crescimento e o preenchimento da canção conforme seu andamento, a canção se desdobra para dar lugar a “Perfect Painting” que tem uma percussão agitada, e divertida. Uma coisa que não foi dita por mim é a qualidade da voz de Jon, ele não é um vocalista melódicos ou cheio de técnicas, mas a sua simplicidade e a interpretação são brilhantes, isso por si só já torna o som de Jon original e icônico.
O Final do álbum, temos “Looking for You”, seu violão característico que perdurou e estampou o folk por todo álbum, está aqui também. Mostrando diferentes níveis de tranquilidade enquanto mantém a sensação de uma vida calma, repleta de verde e de sua desordem natural, a canção final e todo o álbum conseguem transpor exatamente os elementos que a natureza desenvolve em nossa experiência. A voz fina e rouca de Jon dá à mensagem musical mais conteúdo.
No geral, “Haystack Rock” é um álbum lindamente elaborado que captura a essência e a atmosfera brilhante e transporta o ouvinte para os verdes e azuis arejados com sua vibração. Com suas melodias suaves e letras introspectivas, Jon escolhe o estilo descontraído do Folk aliado a sua musicalidade impecável para tornar este álbum uma escuta obrigatória para quem quer relaxar e descontrair.
—