Formado em Estocolmo (Suécia) em 1994, a banda The Hellacopters conseguiu uma notoriedade com sua sonoridade no início de carreira influenciada pelo garage punk praticado no final da década de 60; seu líder Nicke Andersson, baterista de um dos pilares do death metal sueco Entombed, assumindo o vocal e a guitarra . Com o passar do tempo – principalmente a partir do álbum ‘Grande Rock’ (1999) – foram adicionando elementos musicais da década seguinte. Após um hiato de quatorze anos iniciado em 2008, a banda retornou as atividades em 2022 com o aclamado ‘Eyes Of Oblivion’ e agora chega ao seu nono álbum de estúdio ‘Overdriver’ pela gravadora Nuclear Blast Records com edição nacional da Shinigami Records.
“Taken Apologies” abre o álbum de forma estrondosa: riffs bem colocados,um teclado que martela uma nota única e, claro, um refrão feito para ser cantado junto. “Don’t Let Me Bring You Down” segue a mesma cartilha com o detalhe do refrão ser mais grudento ainda. Essas duas canções poderiam facilmente estar no ‘Hotter Than Hell’ com Ace Frehley comandando os vocais.
E então “(I Don’t Wanna Be) Just a Memory” começa a ecoar e aproxima a banda de algo mais melódico. Essa e “Do You Feel Normal” acabam sendo as canções com orientação mais pop do álbum – eu particularmente gostei de ambas, especialmente “(I Don’t Wanna Be) Just a Memory”, mas um fã ‘das antigas’ pode estranha-las. Essa predileção por uma sonoridade que revisa a década de setenta chega até a incluir alguns momentos de southern rock – especialmente nos teclados – em “Soldier On”.
Mas é nos momentos onde o rock ‘n’ roll direto entra em cena que estão os maiores destaques: “Wrong Face On” e “Doomsday Daydreams” são rockões em sua essência e “Faraway Looks” é o momento onde a banda se aproxima mais dos primeiros álbuns.
Por mais que a banda tenha refinado seu som com o passar dos anos, ‘Overdriver’ ainda mantém a essência do rock despojado e simples, Nicke Andersson e sua trupe realizaram um dos álbuns mais estimulantes dos últimos tempos.
Formação:
Nicke Andersson – guitarra e vocal
Rudolf De Borst – baixo
Robert Eriksson – bateria
Anders Lindström – teclados
Tracklist
Token Apologies
Don’t Let Me Bring You Down
(I Don’t Wanna Be) Just A Memory
Wrong Face On
Soldier On
Doomsday Daydreams
Faraway Looks
Coming Down
Do You Feel Normal
The Stench
Leave A Mark