Resenhas

Subversive Need

Pandemmy

Avaliação

9.0

“Subversive Need” é o terceiro álbum da banda pernambucana Pandemmy, que evoluiu muito desde o já longínquo ano de 2009! Esta observação parece estranha, mas quando uma banda supera as dificuldades de uma década de existência, a evolução na sonoridade fica muito evidente.

O death/thrash dão o tom neste trabalho permeado de rugidos, violência e peso extremos. A atmosfera sonora ameaçadora combina em cheio com a arte de capa, da Deafbird Design Lab, que parece muito com o Cthulhu, entidade polvo criada por meu escritor favorito de terror H. P. Lovecraft.
Quanto às letras, elas põe o dedo na ferida de nossas intermináveis mazelas como brasileiros ou até mesmo como seres humanos e sociedade. Florestas em chamas, guerra de informação (ou eu deveria dizer desinformação) na Internet, xenofobia, alienação e conservadorismo. Tudo de caótico que passamos e somos submetidos em um clima sonoro intenso.
O grupo apresenta uma batida e uma explosão sonora digna que grandes bandas dos tempos áureos do thrash, em que destaco como melhores faixas “Terror Paranoia”, “Free Mumia (A Panther In The Cage)”, “Webchaos” e “I Choose My Blood”. Mas seria injustiça não exaltar o disco como um todo, não é à toa que já há algum tempo os colegas da mídia especializada já voltaram seus olhos e ouvidos para eles.

Formação:

Guilherme Silva – Guitarra e Vocais
Pedro Valença – Guitarra
Marcelo Santa Fé – Baixo
Vitor Alves – Bateria