Resenhas

Tsunami Sea

Spiritbox

Avaliação

8.5

Ter uma visibilidade na cena do Metal é o sonho de todas as bandas, creio eu, e nos dias de hoje, nem sempre essa notoriedade é conquistada pelo talento, ou é por alguma polêmica ou por algum meme, trecho de música que estoura no Tik Tok, então sempre precisamos ficar com um pé atrás. Não é o caso do Spirtbox, banda que está apenas em seu segundo álbum de estúdio e que tem menos de dez anos de existência e que apresenta um som diferente, com a talentosa vocalista Courtney LaPlante encantando com sua voz única e suas performances enérgicas. Pois bem, “Tsunami Sea” está chegando nesse dia 7 de março pela Rise Records e promete ser um dos melhores lançamentos do Metal deste ano.

A atmosfera que o som da banda transmite é diferenciada, com uma pegada com bastante peso e ao mesmo tempo suave, cirando um contraste quase que perfeito. A faixa de abertura “Fata Morgana” tem um pé no Djent, intensificando os berros de Courtney de forma progressiva. Uma quebra no meio da faixa à torna incrivelmente suave e indica o caminho que a audição tomará a seguir.

Uma abordagem mais agressiva e veloz é apresentada em “Black Rainbow“, com poucos vocais limpos. As guitarras com afinação baixa dão um tom bem mais sombrio para a composição, desafiando o ouvinte a assimilar todo o caos que é derramado a cada nota. “Perfect Soul” já é mais acessível, com cara de single, os vocais suaves dão um charme incrível para a faixa, que consegue ser pesada e melódica em um contraste perfeito. Com uma abordagem mais dançante chega “Keep Sweet“, com a bateria eletrônica ditando o ritmo no primeiro verso, acaba ganhando peso no pré-refrão e tem seu brilho no incrível refrão.

O single “Soft Spine” foi o primeiro gostinho do álbum, chegando ainda em 2024. Apresenta um andamento mais pra cima, com os berros se destacando. Bastante enérgica que já é uma das favoritas nos shows da banda, inclusive sendo tocada no show da banda no Aliianz Parque no final do ano passado. A faixa-título volta a apresentar aquele contraste incrível entre a suavidade e o peso, criando uma atmosfera única que é a identidade do Spiritbox. A melhor faixa do álbum.

Passando a metade do álbum o ouvinte percebe que o tempo voou, sem um pingo de cansaço na audição. A faixa mais longa do álbum é a próxima: “A Haven With Two Faces“. Uma continuação direta da faixa anterior, tem uma intro dedilhada e desplugada que nos leva a um andamento crescente, com os vocais suaves se destacando. A faixa consegue transmitir peso e melodia de uma forma cativante e tem um dos melhores refrãos do álbum.

Voltando a apresentar um andamento mais pesado temos “No Loss, No Love“, outra faixa que chegou em antecipado como single. Conta com passagens eletrônicas antes de mergulhar em ótimos berros insanos. Não é das mais empolgantes, mas tem suas qualidades. “Crystal Roses” mantém a condutas mais eletrônica, mas dessa vez um pouco mais dançante por mais de 80% da faixa, tendo os instrumentos característicos do Metal introduzidos somente no último refrão. Faixa peculiar que alguns podem torcer o nariz.

Na reta final chega “Ride The Wave“, com uma roupagem Pop que vai progredindo até chegar no refrão melódico e enérgico. A banda mostra sua qualidade de poder explorar outras abordagens fora do nicho e faz muito bem aqui. Prepare-se para o final com um ótimo breakdown. A derradeira faixa é “Deep End“, a qual tem a mais pura identidade do Spiritbox apresentada. Estrutura mais simples, ainda assim marcante, encerra com um ótimo clima.

“Tsunami Sea” conta com ótimos momentos onde essa mistura de peso e suavidade são apresentados de uma maneira que soa natural. A voz versátil de Courtney faz tudo parecer fácil de assimilar, além de ótimo instrumentais que criam essa atmosfera única. Já é obrigatoriamente um candidato a um dos melhores lançamentos do ano. A banda se mostra muito mais madura e com certeza bastante preparada para os próximos desafios que com certeza serão gigantes.

Tracklist:
1. Fata Morgana (04:21)
2. Black Rainbow (03:24)
3. Perfect Soul (03:59)
4. Keep Sweet (04:03)
5. Soft Spine (03:03)
6. Tsunami Sea (04:16)
7. A Haven With Two Faces (05:31)
8. No Loss, No Love (02:56)
9. Crystal Roses (03:19)
10. Ride The Wave (04:53)
11. Deep End (03:47)